Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário apresenta visão feminina sobre as mudanças climáticas pós-COP 25

Seminário apresenta visão feminina sobre as mudanças climáticas pós-COP 25

por Nelson Niero Neto - publicado 05/03/2020 15:45 - última modificação 12/03/2020 14:38

Encontro será no dia 16 de março, às 9h30

Perspectivas femininas
A ONU considera que as mulheres são um eixo central nos esforços para combater as mudanças climáticas | Foto: Alejandro Alvarez/Wikimedia Commons

ATENÇÃO: Devido à pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a coordenação do evento decidiu realizá-lo apenas online. Assim, se você havia feito sua inscrição, pedimos que não venha ao IEA no dia e acompanhe AO VIVO pelo nosso site: iea.usp.br/aovivo.

As perspectivas femininas sobre as mudanças climáticas e o alcance das decisões tomadas na COP 25, serão abordadas no seminário Mudanças Climáticas Pós-COP 25 - Perspectivas Femininas, no dia 16 de março, às 9h30, em atividade APENAS ONLINE

A mesa de debate será composta por cinco mulheres com experiência no tema e envolvimento em atividades na gestão pública, na academia, em organizações da sociedade civil e no jornalismo. Quatro delas farão exposições individuais, com mediação de Gabriela Di Giulio, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA. O encontro é organizado pelo grupo em parceria com o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, com apoio do projeto Latino Adapta (Unesco) e do Projeto Klimapolis

As expositoras serão Jussara Carvalho, assessora internacional para mudanças climáticas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo; Bruna Cerqueira, assistente de projetos do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI); Paulina Chamorro, editora do Rádio Vozes; e Luiza Muccillo, consultora e pesquisadora nos temas de florestas, áreas protegidas e mudanças climáticas.

Visão feminina

De acordo com Fundo de População das Nações Unidas, agência de desenvolvimento da ONU que trata de questões populacionais, as mulheres são um eixo central nos esforços para combater as mudanças climáticas. Segundo um estudo da agência, divulgado em 2009, mulheres pobres de países menos desenvolvidos são mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, uma vez que dependem diretamente da agricultura para sobreviver.

Apesar disso, a visão feminina é pouco abordada nos debates que envolvem as mudanças climáticas, segundo os organizadores do evento. Por isso, o objetivo é propiciar um espaço de diálogo e reflexão, buscando ampliar conhecimentos e fortalecer as iniciativas propostas na COP 25, conferência da ONU sobre o tema realizada em Madri em dezembro do ano passado.

Embora a comunidade científica tenha se frustrado com o desfecho das negociações — ao considerar que decisões urgentes foram postergadas —, os países participantes saíram com o compromisso de apresentar novas promessas climáticas na próxima conferência, prevista para o final deste ano.

Mudanças Climáticas Pós-COP 25 - Perspectivas Femininas
16 de março, 9h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet