Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Webinar discute contribuição do Índice Folha de Equilíbrio Racial para o debate sobre desigualdades raciais

por Mauro Bellesa - publicado 08/10/2021 13:05 - última modificação 13/10/2021 08:02

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - parceria entre o IEA e a Folha de S.Paulo - realizará no dia 14 de outubro, às 15h, o webinar Como o Índice Folha de Equilíbrio Racial Pode Contribuir para o Debate sobre As Múltiplas Desigualdades Raciais no Brasil.

Manifestação antirracistaA Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - parceria entre o IEA e a Folha de S.Paulo - realizará no dia 14 de outubro, às 15h, o webinar Como o Índice Folha de Equilíbrio Racial Pode Contribuir para o Debate sobre As Múltiplas Desigualdades Raciais no Brasil.

Nesse segundo evento do ciclo anual 2021-2022 organizado pela cátedra, os expositores serão os professores do Insper autores do Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) Alysson Portella, Sergio Firpo e Michael França (também colunista do jornal). A mediação será de Érica Fraga, repórter especial da Folha.

O webinar terá também a participação do titular da cátedra, o sociólogo Muniz Sodré, como debatedor, dos professores da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da cátedra) e Claudio Tognolli e do jornalista Vinícius Mota (secretário de Redação da Folha), como comentaristas.

Durante o evento os autores do Ifer explicarão a metodologia e os principais resultados do índice. O indicador é uma ferramenta nova que busca medir a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos no acesso a melhores condições de vida em todas as unidades da Federação.

Relacionado

Posse de Muniz Sodré

Expositores

• Alysson Portella é economista com mestrado pela UFRS e doutorado pelo Insper, onde é pesquisador do Núcleo de Estudos Raciais;
  • Michael França é economista com mestrado e doutorado pela USP, colunista da Folha, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Inper e ciclista; foi pesquisador visitante da Universidade Columbia, EUA;
  • Sergio Firpo é economista, professor titular da Cátedra Instituto Unibanco do Insper; tornou-se mestre em economia pela PUC-RJ e mestre em estatística e doutor em economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA; foi professor assistente dos departamentos de Economia da Universidade da Columbia Britânica e da PUC-RJ, além de professor associado da Escola de Economia São Paulo (EESP) da FGV.
  • Érica Fraga é repórter especial da Folha, com graduação em jornalismo pela UFRJ, mestrado em economia política Internacional pela Universidade de Warwick, Reino Unido; foi analista de América Latina da EIU Economist Intelligence Unit (EIU); recebeu os prêmios Esso, Citi Journalistic Excellence Award e CNI.

14 de outubro, 15h
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento