Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Webinar discute reorganização curricular e formação docente no novo ensino médio

por Thais Cardoso - publicado 14/04/2021 18:44 - última modificação 14/04/2021 18:44

Evento é realizado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão, pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP e pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Promulgado em 2017, o novo ensino médio tem como pilares a flexibilização, a diversificação, a escola em tempo integral e a educação para o mundo do trabalho. Segundo a lei que o criou, a reforma deveria ocorrer até 2022, mas ainda há muitos desafios a serem superados. Para discutir alguns deles, o Conselho Estadual de Educação do Maranhão, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, e a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão promovem no dia 19 de abril, a partir das 9h30, o webinar O novo ensino médio: a reorganização curricular e a formação docente frente aos novos desafios.

O evento será transmitido pelo canal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão no YouTube. A participação é gratuita e os participantes receberão certificado mediante preenchimento de formulário disponibilizado pelo chat da plataforma durante a transmissão.

Os palestrantes serão o integrante do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina Eduardo Deschamps e o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos. A abertura será feita pela presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Soraia Raquel Alves da Silva, e pelo coordenador do IEA-RP, Antônio José da Costa Filho.

Sobre os palestrantes

Eduardo Deschamps tem graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi secretário de Educação de Santa Catarina, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e presidente do Conselho Nacional de Educação.

Mozart Neves Ramos é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem doutorado em Química pela Unicamp e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, Itália. Foi reitor da UFPE, secretário de Educação de Pernambuco, presidente executivo do Todos Pela Educação e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Atualmente, também é membro do Conselho Nacional de Educação.

Mais informações: iearp@usp.br

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra está focando sua atuação na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

19 de abril, 9h30
Canal da Seduc-MA no YouTube