Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Webinários discutem crimes ambientais e segurança pública na Amazônia

Webinários discutem crimes ambientais e segurança pública na Amazônia

por Thais Cardoso - publicado 04/11/2024 11:25 - última modificação 06/11/2024 12:30

Ciclo, que será realizado em novembro, é promovido pelo IEA-RP em parceria com o Amazonia Research Center

O Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e o Amazonia Research Center promovem entre os dias 11 e 14 de novembro o ciclo de webinários “Criminalidade Ambiental Organizada e Segurança Pública na Amazônia”.

Os eventos serão exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no Youtube e pela página do Polo no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário de presença, cujo link será postado no chat de ambas as ferramentas.

O evento vai abordar, em quatro painéis, temas como uma nova rede de crimes e ofensores na Amazônia, a transnacionalidade dos crimes na região, além de novas tecnologias e prevenção à criminalidade organizada ambiental. A programação completa está disponível neste link.

Entre os palestrantes, estão representantes da Polícia Federal, Universidade Aberta de Lisboa, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Comunidad de Policías de América (Ameripol), Ibama, Brooklyn College, City University of New York (CUNY), Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e Força Aérea Brasileira.

Os mediadores serão os professores Eduardo Saad Diniz e Ruth Estêvão, coordenador e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP, e o delegado da Polícia Federal e integrante da Ameripol, Anderson Bichara.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.