Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Workshop aborda procedimentos em toxicologia forense

Workshop aborda procedimentos em toxicologia forense

por Thais Cardoso - publicado 17/01/2018 14:29 - última modificação 17/01/2018 14:29

Evento, que será realizado em março na USP Ribeirão Preto, trará aulas teóricas e práticas com professores da FFLCRP e da Universidade de Verona

Para discutir aspectos da teoria e prática em toxicologia forense, desde o laboratório até os tribunais de justiça, a Sociedade Brasileira de Ciências Forenses promove entre os dias 5 e 9 de março, na USP Ribeirão Preto, o III Workshop de Toxicologia Forense.

O evento vai apresentar e debater procedimentos da rotina pericial, como a coleta de amostras, a análise em laboratório e principais métodos e técnicas e a emissão do laudo com os resultados e a apresentação no julgamento e principais implicações.

Os docentes da Universidade de Verona Aldo Eliano Polettini e do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Jesus Antônio Velho vão ministrar aulas teóricas no auditório do Bloco R da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP e práticas no Laboratório de Análises Toxicológicas Forenses do Departamento de Química da FFCLRP-USP. A coordenação é do docente da FFCLRP-USP Bruno Spinosa De Martinis.

Aldo Eliano Polettini é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Milão, doutor em Ciências Forenses pela Universidade de Verona e pós-graduado em Toxicologia Forense pela Universidade de Pavia. É membro da Associação Internacional de Toxicologistas Forenses (TIAFT), da Society for Hair Testing, do Observatório Europeu para Drogas e Toxicodependência e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Também é docente da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade de Verona, na Itália.

Jesus Antônio Velho tem graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Fisiopatologia Médica pela Unicamp. É professor da área de Ciências Forenses/Criminalística da FFCLRP-USP e atua também como perito criminal do Departamento de Polícia Federal.

Bruno Spinosa De Martinis tem graduação em Química pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (IQSC) da USP e doutorado pelo Instituto de Química da USP. É professor da área de Química Analítica e Química Forense da FFCLRP-USP.

O workshop tem apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, da Agilent Technologies e da AGeventos.

As inscrições devem ser feitas neste link. Os valores são R$ 150 para alunos de graduação, R$ 170 para pós-graduandos e R$ 200 para profissionais. Sócios da SBCF têm desconto de R$ 50.

III Workshop de Toxicologia Forense
5 a 9 de março