Realizações

por Marilda Gifalli - publicado 05/03/2013 18:30 - última modificação 22/10/2015 08:58

2008

10 de março

catedrabernardoohiggins.jpg


 

28 de agosto

Inaugurada no IEA a Cátedra Bernardo O'Higgins, fruto de acordo de cooperação acadêmica entre a USP e a Universidade de La Frontera (Ufro), Chile.

O objetivo da cátedra, que leva o nome do libertador do Chile e ficará sediada no IEA, será incrementar o intercâmbio científico e cultural e estabelecer relações de cooperação entre as duas universidades.

Graças ao acordo, acadêmicos chilenos de ciências naturais e humanas atuarão no IEA como professores visitantes. Além do intercâmbio de docentes, o acordo prevê a realização de atividades de pesquisa conjunta, participação em seminários e o intercâmbio de materiais acadêmicos. A programação de atividades será negociada anualmente pelas duas universidades e convênios específicos serão firmados para cada iniciativa.

A seleção dos pesquisadores chilenos será feita pela Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufro, por meio da Bolsa Bernardo O'Higgins. Caberá ao IEA propiciar as condições para a estada dos pesquisadores na USP.

A coordenação técnica e administrativa da cátedra é constituída pelo diretor de Cooperação Internacional da Ufro e pelo diretor do IEA. O prazo de validade do acordo é de cinco anos. O compromisso poderá ser renovado se houver concordância das duas partes.

A inauguração teve duas conferências:

Sergio Bravo EscobarSergio Bravo Escobar, reitor da Ufro, falou sobre "O Sistema de Educação Superior no Chile"

 

 

 

 

Hector BetancourtHector Betancourt, professor do Departamento de Psicologia da Ufro, tratou de "Cultura e Comportamento: Investigando Discrepâncias Étnicas em Saúde e Educação".

 

 

 

 

2011

Janeiro

CURSO DE VERÃO NA UNIVERSIDADE DE LA FRONTERA NO CHILE

Tema: Diagnóstico, atendimiento clínico y aconpañamiento terapéutico: individual y en grupo: perspectivas de métodos fenomenológicos.

Realizado pelo Prof. Dr. André Eduardo Aguirre Antúnez - Instituto de Psicologia da USP

Perspectivas metodológicas e teóricas
Psicopatologia fenómeno-estructural (Eugene Minkowski 1921, 1927, 1933, 1966/1999, 2002; Zéna Helman, 1975, 1998; Jean-Marie Barthélémy,1987, 1997, 2006; Michel Ternoy, 1998, 2002);
La fenomenologia de Edith Stein (1891-1987): empatia y estructura de la persona humana y la fenomenologia y ciéncias humanas de Angela Ales  Bello (Itália);
La psicologia clínica de Gilberto Safra (Brasil): concepto de ética; estética y sagrado; la fenomenologia de la vida y afectividad en Michel Henry (1922-2002): aportes de Roland Kühn (Alemania) y Florinda Martins  (Portugal).

14 de março

DELEGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LA FRONTERA VISITA o IEAdelegacaoufro.jpg

No dia 14 de março, o IEA recebeu a visita de delegação da Universidade da Fronteira (Ufro), do Chile. O objetivo da visita foi definir as linhas de atuação da Cátedra Bernardo O'Higgins (sediada no Instituto), convênio entre a USP e a Ufro. A delegação foi composta por: Raúl Sánches Gutiérrez, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; Juan Manuel Fierro Bustos, pró-reitor Acadêmico; Berta Schnettler Morales, coordenadora de Cooperação Internacional; Fernando Romero Mejia, coordenador Ufro-Brasil; Rodrigo Navia Diez, diretor de Inovação; e Ricardo Herrera Lara, assessor da Reitoria. Eles foram recebidos pelo diretor do IEA, César Ades, pelo coordenador da cátedra, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, do Instituto de Psicologia da USP, e pela assistente acadêmica do IEA, Marilda Gifalli. Na reunião, acordou-se que a cátedra dará continuidade aos projetos em psicologia clínica e abrigará outros estudos conjuntos em ciências humanas e sociais.

22 de novembro

EL INVENTARIO CLÍNICO PARA ADOLESCENTES DE MILLON (MACI) Y SU APLICABILIDAD EN LATINOAMÉRICA

Dra. Eugenia Vinet – Departamento de Psicología – UFRO

 

Eugenia VinetEsta conferencia presenta un instrumento de evaluación clínica de la personalidad especialmente diseñado para la evaluación de adolescentes. Se presenta tanto el marco de referencia teórico como las características psicométricas del Inventario Clínico para Adolescentes de Millon, contextualizando el trabajo en la evaluación de adolescentes chilenos. En esta población, así como en otras poblaciones latinoamericanas, el MACI ha presentado características especiales, en el comportamiento de algunas escalas, que se atribuyen a la influencia selectiva de estilos comportamentales vinculados a la cultura latinoamericana. Se finaliza la presentación con un análisis de protocolos MACI en el cual se aplican las normas chilenas, las cuales son culturalmente pertinentes. Se invita a los asistentes a considerar la posible incorporación del MACI a la evaluación clínica de adolescentes brasileños y a investigar su contextualización en la cultura propia de Brasil.

CLÍNICA PSICOLÓGICA DE LA UNIVERSIDADE DE LA FRONTERA
Dra. Francisca Román

La Clínica Psicológica tiene como objetivo central el constituirse en un centro de apoyo a la docencia especializada en el área de la intervención clínica y psicosocial, con el fin de aportar en la formación de profesionales psicólogos, asistentes sociales y educadores diferenciales, brindando a través de ello un servicio a la comunidad. El trabajo de la clínica se estructura en tres grandes tareas: docencia, investigación y extensión. En esta presentación se mostrará estas tres grandes áreas de trabajo profundizando particularmente en el área de investigación. Desde el año 2003 a la fecha hemos desarrollado una línea de investigación en psicoterapia con el objetivo de comprender factores que afectan el proceso psicoterapeutico. Además, se desarrolló un proyecto de investigación en coordinación con académicos del Departamento de Psicología en efectividad en psicoterapia.

2011-2013

Estudo Intercultural sobre efetividade das psicoterapias

Descrição: estudo comparativo entre a efetividade das psicoterapias na Clínica Psicológica da UFRo e da Clínica Psicológica Durval Marcondes da USP. 
Método qualitativo com utilização de instrumento objetivo e sensível a mudanças do processo psicopterápico.
Situação: Em andamento
Duração: 2011 - 2013
Coordenador: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Integrantes: Eugenia Vinet e Francisca Román

2012

22 de agosto

Delegação Chilena visita o IEA

O IEA voltou a receber neste ano a visita de delegação da Universidade da Fronteira, do Chile. O objetivo foi ampliar as linhas de atuação da Cátedra Bernardo O’Higgins (sediada no Instituto). A intenção foi instituir dentro do convênio entre a USP e a UFRO um curso de Pós-Graduação na área de Ciências Sociais, em homenagem ao Prof. César Ades, ex-diretor do IEA, morto em março de 2012, grande incentivador da Cátedra Bernardo O’Higgins. Participaram do encontro Rodrigo Navia, diretor de Inovação e Tecnologia, Hugo Zufi no, cooperação internacional, Juan Carlos, diretor de Pós Graduação, e Raul Sanchez, vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

2013

No dia 3 de outubro, Martin Grossmann, diretor do IEA, e Maria Helena Rolim Capelato, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, reúnem-se com Sergio Bravo Escobar, reitor da Universidad de La Frontera (Ufro), em Temuco, Chile. O objetivo do encontro é renovar por mais cinco anos o convênio entre a USP e a Ufro que deu origem à Cátedra Bernardo O'Higgins, sediada no IEA. Na reunião, também será definido um novo plano de trabalho para o próximo quinquênio.

Criada em 2008, a cátedra visa a propiciar ao público brasileiro mais informações sobre o Chile e, particularmente, sobre sua cultura. A proposta é que o intercâmbio entre os dois países seja intensificado pela convivência, em São Paulo, entre pesquisadores chilenos e brasileiros das duas universidades.

A cátedra foi coordenada pelo bioquímico Hernan Chaimovich, professor do Instituto de Química da USP e ex-vice-diretor do IEA, até 2009, quando Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, professor  do Instituto de Psicologia da USP, assumiu a coordenação, na qual permaneceu até março deste ano. A função está agora a cargo de Capelato, que ficará à frente da cátedra no período 2013-2017.

Mestre e doutora em história social pela USP, Capelato é professora titular do Departamento de História da FFLCH. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Suas pesquisas concentram-se na área de história da América, com foco em história comparada (varguismo e peronismo), história dos intelectuais da América Latina e cultura e política na América Latina.

Fotos: O IEA participa da Feira de Pesquisa da UFRO em 3 de outubro de 2013