Grupos de Estudo e Pesquisa
Grupo de Estudo 1: "Notas para um Programa de Estudos sobre a ideia de CURRÍCULO."
Currículos como Mapas de representação dos conteúdos a serem estudados: as escalas como recursos para um esquecimento coerente em tal representação. Disciplinas como vias de acesso ao conhecimento. Análise dos exemplos do Trivium e do Quadrivium. O senso comum e o os “Três Rs” (LeR, EscreveR e ContaR) como síntese curricular intuitiva. A Ciência Moderna e a multiplicação/fragmentação disciplinar. A ideia de Competência e os Currículos como espaço articulador das Disciplinas e das Competências. A ideia de Competência do ENEM à BNCC. As Disciplinas como meios e as Competências como fins das atividades de formação. Os Centros de Interesse e as Ideias Fundamentais dos conteúdos são instrumentos para o ensino das Disciplinas e o desenvolvimento das Competências. A Avaliação de Competências e a multidimensionalidade das pessoas: a necessidade de um espectro de Instrumentos em tal Avaliação. Duas tarefas imprescindíveis: promover a simbiose entre Disciplinas e Competências; organizar os espaços e os tempos escolares de modo a viabilizar o desenvolvimento de uma Educação Integral.
- Coordenador Geral
Luiz Roberto Alves (ECA/USP)
- Participantes:
Adailton Antônio Galiza (IEA/USP)
Hugo Cesar Bueno Nunes (SESI/SP)
Letícia Campos Graciani (FE/USP)
Márcia Azevedo Coelho (IEA/USP)
Nilson Machado (IEA/USP)
Paulo da Silva Quadros (IEA/USP)
Valter de Almeida Costa (IEA/USP)
Grupo de Estudo 2: "Anos finais do Ensino Fundamental."
- Proposta de pesquisa: Uma etapa “quase” esquecida: os Anos Finais do Ensino Fundamental – as condições de oferta, a formação dos professores e iniciativas inovadoras.
A escola em sua função educadora mobiliza não só o mundo do pensamento e dos conhecimentos como o mundo das relações e afetos, daquilo que move cenários culturais amplos, o mundo do trabalho humano, considerando que, naquele espaço, culturalidades diferenciadas de professores, alunos, funcionários, gestores e comunidades de origem e convivência, se entrecruzam. No que concerne à educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental, em seus anos finais, mostra-se como uma questão relevante a ser tratada dada sua configuração fragmentária, o de ser um momento de fortes transições para o desenvolvimento humano, e, onde formatos e dinâmicas pedagógicas se apresentam pouco condizentes com os desdobramentos societários que vivenciamos e as transformações nas relações sociais e no trabalho transpassadas pelos meios digitais. A escola forma para o futuro. Assim, visa-se com este estudo ampliar a compreensão quanto ao alcance dessa fase de ensino e de seus problemas, o que pode gerar inferências e proposições mais bem fundamentadas para este ciclo formativo. A pesquisa é proposta em modelo complexo, com levantamentos quantitativos – dados do INEP/MEC e IBGE, compondo-se com meta-análise de pesquisas sobre o tema, e, de estudos qualitativos com escolas e grupos profissionais selecionados.
- Coordenador Geral
Bernardete A. Gatti (IEA/USP)
- Participantes:
Letícia Campos Graciani (FE/USP)
Lino de Macedo (IP/USP)
Márcia Azevedo Coelho (IEA/USP)
Maria Eliza Mattosinho Bernardes (EACH e CEB-IEA/USP)
Grupo de Estudo 3: "Escola e Território."
- Projeto de pesquisa: Escola e Comunidade – pertencimento e integração: identificação e estudo de escolas de Educação Básica que desenvolvem um ensino solidário e comprometido com sua comunidade.
O Grupo de Estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre escolas de educação básica que adotam uma abordagem solidária e engajada em seu território. Para isso, além de analisar o ambiente escolar e o contexto local, o grupo promove diálogos críticos sobre a dinâmica pedagógica, didática e administrativa da instituição, priorizando seu relacionamento com a comunidade. Nesse sentido, o GE destaca e compartilha experiências de transformação social, econômica e cultural que surgem da colaboração entre a escola e a comunidade, visando entender as práticas educativas que promovem uma mudança significativa na relação dos indivíduos com seu ambiente social, ambiental, econômico e cultural, bem como o impacto dessas práticas na formação dos estudantes. Para isso, são consideradas escolas de diferentes realidades, tanto aquelas situadas em áreas urbanas centrais quanto aquelas em regiões periféricas ou rurais.
- Coordenador Geral
Luis Carlos de Menezes (IF/USP, IEA/USP)
- Participantes:
Carlos Mourthé (UFMG/Integrare Sistêmica)
Carmem Prado (IF/USP, IEA/USP)
Claudia Passador (USP/RP)
Eliane Mergulhão (FATEC/UNIP)
Gilson Soares de Araújo (TCE/PI)
Jones Nogueira Barros (SEDUC/BELÉM)
Luciana Limeira (UCB, UNIEB)
Sônia Jaconi (IEA/USP)
Valter de Almeida Costa (IEA/USP)
Grupo de Estudo 4: "Educação escolar, mundo do trabalho e práticas sociais – os Saberes e as Tecnologias"
O Grupo de Estudos (GE) “Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais - os Saberes e as Tecnologias” empreende investigações que problematizam a relação entre Educação e Trabalho, abordando a Qualificação para o Trabalho de modo amplo, em conformidade com os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O propósito primordial do GE é desenvolver recursos, publicações e iniciativas que explorem a Preparação para o Trabalho transcendendo a ideia tradicional de preparação para uma ocupação específica. Nesse contexto, busca-se desenvolver estudos e criar materiais que reflitam sobre o papel do trabalho em uma sociedade em constante transformação, superando a concepção antiquada de preparação para um "posto de trabalho" rigidamente definido, gerando condições para promover a transição da atual era midiática para uma nova era.
- Coordenador Geral
Francisco Aparecido Cordão (PUC/SP)
- Participantes:
Ana Paula Magalhães (FFLCH/USP)
Bahij Amin Aur (IEA/USP)
Fernanda Aparecida Yamamoto (IEA/USP)
José Fernandes de Lima (UFS)
Rosemary Soffner (RE-CRIAR)
Grupo de Estudo 5: "(Con)vivência pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem"
A problemática social que orienta o trabalho coletivo neste Grupo de Estudo relaciona-se à necessidade de encontrar caminhos para a educação escolar que se assuma como práticas pedagógicas vivas e produto da atividade criadora e reflexiva, tanto do professor, como dos escolares/estudantes, organizadas de forma intencional e consciente. A realidade concreta da escola de educação básica é considerada o ponto de partida e de chegada nos estudos e produção de conhecimento teórico-prático. A finalidade do grupo de estudo é sistematizar teorias e propostas de organização dos processos pedagógicos que possam contribuir para a objetivação do trabalho educativo e pedagógico dos profissionais da educação escolar tendo como foco a formação e o desenvolvimento integral/omnilateral dos sujeitos envolvidos na atividade coletiva no contexto escolar, considerando as transformações social, pessoal e profissional.
- Coordenadora Geral
Maria Eliza M. Bernardes (EACH e CEB-IEA/USP)
- Participantes:
Agatha M. P. Marega
Ana Paula Barbosa
Lilian Bacich (Pós-Doutoranda CEB-IEA/USP)
Ricardo H. Pucinelli (Pós-Doutorando CEB-IEA/USP)