São Remo e Vila Clô

por Fernanda Rezende - publicado 06/02/2020 17:15 - última modificação 07/02/2020 11:44

Dúvidas e outras informações

catedraarteculturausp@usp.br

1. O que é o censo?

O Censo Pontes e Vivências de Saberes é um levantamento de informações para conhecer as condições de vida e saúde dos moradores das comunidades vizinhas à Cidade Universitária e à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), assim como mapear empreendimentos comerciais e instituições (igrejas, escolas, postos de saúde, organizações sociais) existentes.

O objetivo é produzir conhecimento sobre a realidade local e gerar dados que possam ajudar os moradores a reivindicar melhorias para suas vidas.

Estão sendo visitadas as comunidades Jardim São Remo, Vila Clô, Jardim Keralux e Vila Guaraciaba.

2. Quem integra a equipe de pesquisadores do censo?

Estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes unidades da USP, moradores ou ex-moradores das periferias paulistanas, selecionados em janeiro e maio de 2019, com interesse por questões sociais.

A equipe conta ainda com a participação de alguns moradores dos territórios pesquisados no papel de articuladores locais. Eles são os responsáveis por difundir os objetivos da pesquisa, agendar as entrevistas e intermediar o diálogo com outros moradores e instituições que atuam nessas localidades.

Supervisora do projeto:

Ericsson  Magnavita

Rosangela do Nascimento Ferreira

Camila Mendes Ferreira dos Santos

3. O que já descobrimos com a pesquisa?

Nos últimos 10 anos, as comunidades São Remo e Vila Clô cresceram: são cerca de mil casas a mais.

Fotos da São Remo

Leia mais sobre o censo que a USP está realizando nas comunidades
vizinhas aos campi da capital:

A experiência daqueles que fazem o censo

Como funciona, quem coordena, para que servirá