Centralidades Periféricas

por Aziz Salem - publicado 25/10/2021 11:40 - última modificação 25/10/2021 11:40

O Centralidades Periféricas consistiu em uma série de diálogos sobre as produções artísticas e culturais das periferias e favelas, realizada no IEA-USP e aberta ao público geral. O seu principal objetivo foi reunir artistas e ativistas, juntamente com representantes do universo acadêmico (docentes e pesquisadores), para discutir as estéticas, representações, práticas e disputas discursivas que envolvem as artes e as culturas que são produzidas a partir dos territórios periféricos.

Todos os diálogos buscaram refletir acerca das especificidades dessas produções em diferentes linguagens e expressões culturais, assim como sobre as trajetórias dos artistas e ativistas, suas circulações pelo mercado cultural, suas atuações políticas, as relações com o poder público, com os consumidores de diferentes perfis sociais e com a academia.

Com curadoria do poeta e educador Marcio Vidal, foram realizados 6 encontros entre 2018 e 2019, relacionados às seguintes temáticas: literatura, narrativas visuais, cena teatral, produção audiovisual, expressões do corpo e música.

No dia 18 de junho de 2018, no período da tarde, foi realizado o primeiro encontro deste circuito. Com a temática "reflexões sobre literatura periférica e universidade", a conversa contou com a participação dos seguintes convidados: Sérgio Vaz (poeta e cofundador da Cooperifa), Marcio Vidal (poeta e pesquisador da USP), Heloísa Buarque de Hollanda (docente da UFRJ) e Érica Peçanha (antropóloga e pesquisadora da USP). A mediação foi feita por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência).

Leia Mais:

O encontro seguinte ocorreu no dia 28 de setembro de 2018, também no período da tarde. Nesta ocasião, a temática foi "marcas na pele da cidade - narrativas visuais das periferias". os convidados presentes foram: Marcelo D’Salete (professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos), Michel Onguer (artista plástico), Panmela Silva e Castro (artista visual e mestre em processos artísticos contemporâneos) e Sérgio Miguel Franco (curador e produtor cultural). A mediação foi feita por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência).

Leia mais

O terceiro encontro aconteceu no dia 22 de outubro de 2018 no período da tarde. A temática que embasou a discussão foi "a cena teatral que ecoa da periferia". os convidados presentes foram: Cell Dantas (Bando de Teatro Olodum/BA), Fernando Yamamoto (Clown de Shakespeare/RN), Adriano Mauriz (Pombas Urbanas/SP), Edson Paulo (Buraco d'Oráculo/SP) e Carolina de Camargo Abreu (antropóloga e pesquisadora da USP). A mediação foi realizada por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Leia mais

No dia 27 de novembro de 2018, no período da tarde, foi transmitido o quarto encontro do circuito. A temática em questão foi "quando as periferias constroem sua própria imagem". A conversa contou com: Bira Carvalho (fotógrafo), João Roberto Ripper (fotógrafo), Marcus Faustini (cineasta e diretor teatral),Thais Scabio (cineasta) e Ivana Bentes (ensaísta, professora, curadora e pesquisadora).
A mediação foi realizada por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Leia mais

O quinto e sexto encontro do circuito de discussões do Centralidades Periféricas ocorreram no mesmo dia e marcou o encerramento do evento (25 de março de 2019), sendo no período da manha e tarde, respectivamente. No período da manhã, os convidados foram: Lia Rodrigues (coreógrafa e cocriadora do Centro de Artes da Maré), Rubens Oliveira (dançarino), Helena Katz (professora da PUC-SP e crítica de dança), Renata Prado (dançarina/SP), William Severo (dançarino e membro do Grupo Imperadores da Dança).
A mediação foi realizada por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Leia mais

No período da tarde, os convidados foram: Acauam Oliveira (docente da UFPE), DJ KL Jay (Racionais Mc’s), Cláudio Miranda (Grupo Poesia Samba Soul), Karol Conka (cantora).
A mediação foi realizada por Eliana Sousa Silva (Redes da Maré e Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência)

Leia mais