Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Oscar Sala

Cátedra Oscar Sala

por Mauro Bellesa - publicado 28/10/2020 15:30 - última modificação 10/11/2020 10:15

Oscar Sala
O físico Oscar Sala (1922-2010), patrono da cátedra, durante conferência no IEA nos anos 90

A Cátedra Oscar Sala faz parte das iniciativas previstas no convênio firmado entre a USP e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) em 21 de agosto de 2020, o qual tem como executantes o IEA e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A cátedra tem como finalidade “fomentar, orientar e patrocinar o intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de áreas diversas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas”.

Relacionado

Justificativa Público-Acadêmica para Criação da Cátedra Oscar Sala -  Demi Getschko


 

Cerimônia de assinatura do convênio entre a USP e o CGI.br

Com isso, a USP e CGI.br esperam “ampliar o horizonte das tecnologias digitais que favoreçam o avanço tecnológico, a inovação e o direito fundamental de acesso à informação e à comunicação”.

As atividades da cátedra serão abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades brasileiras e estrangeiras. O titular do posto será, necessariamente, pessoa externa à USP de destaque no âmbito acadêmico, econômico, social ou cultural. Caberá a ela coordenar as atividades de natureza acadêmica e proferir conferências.

O coordenador acadêmico da cátedra é o jornalista e professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Luiz Fernando Martins Castro, do Conselho de Administração do NIC.br, é o coordenador-adjunto.