Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Oscar Sala / Moção de júbilo a Hartmut Glaser, que foi homenageado no LACNIC

Moção de júbilo a Hartmut Glaser, que foi homenageado no LACNIC

por Fernanda Rezende - publicado 14/10/2022 12:05 - última modificação 19/02/2024 15:26

Harmut Glaser
Harmut Glaser na entrega do prêmio. Foto: reprodução do YouTube

Com informações dos sites do LACNIC e do Nic.BR

O físico Hartmut Glaser, secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), recebeu nesta quarta-feira (5/10) o Premio Trayectoria, do LACNIC, cujo objetivo é destacar as realizações de profissionais que trabalham em áreas como a governança da Internet e que fomentam o modelo colaborativo da Internet. O LACNIC é uma organização não governamental internacional, estabelecida no Uruguai em 2002, de Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe.

O prêmio foi entregue durante o evento LACNIC38 - LACNOG 2022, realizado em Santa Cruz, na Bolívia, e transmitido online. Trata-se de uma iniciativa do LACNIC que desde 2009 distingue profissionais com trajetória no ecossistema da Internet na América Latina e Caribe, incentivando valores como a inovação e a promoção de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região.

Ao receber o prêmio de Oscar Robles, diretor executivo do LACNIC, Glaser agradeceu e reforçou o sonho de inclusão digital com a possibilidade de cada vez mais pessoas terem acesso à Internet. "É muita gentileza do LACNIC reconhecer o meu trabalho, uma simples contribuição para o desenvolvimento da Internet na América Latina e no Brasil. Tenho meu trabalho como dedicação de vida. Sinto-me muito honrado".

Físico formado pelo Instituto de Física da USP e Mestre pela Escola Politécnica da USP, Glaser atua desde 2003 como secretário executivo do CGI.br. É um dos criadores da Cátedra Oscar Sala, um de seus maiores incentivadores e apoiadores, além de ser um dos integrantes do Comitê de Governança da Cátedra Oscar Sala, sediada no IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados), fruto da parceria firmada entre IEA-USP, CGI.br e NIC.br.

O Comitê Gestor da Internet é responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, assim, promove a qualidade técnica, a inovação, coordena e integra todas as iniciativas de disseminação dos serviços ofertados de Internet no País. Em suma, conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada.

O LACNIC, administrado e dirigido por um conselho de sete membros eleitos por seus associados, um grupo de mais de 12 mil entidades que operam redes e prestam serviços em 33 territórios da América Latina e Caribe, tem como missão liderar a construção permanente da comunidade regional, fortalecendo as capacidades tecnológicas e a pesquisa aplicada para o desenvolvimento de uma Internet estável e aberta.

Parabéns ao caro prof. Hartmut Glaser pela merecida honraria!

Eugênio Bucci e Luiz Fernando Martins Castro
Coordenadores Acadêmicos da Cátedra Oscar Sala