Titular da cátedra

por Mauro Bellesa - publicado 14/05/2021 10:20 - última modificação 07/01/2025 09:54

Virgílio Almeida

Virgílio Almeida - Perfil

Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq, Virgílio Almeida graduou-se em engenharia elétrica na UFMG, obteve o título de mestre em ciência da computação pela PUC-RJ e o de doutor em computação pela Universidade Vanderbilt. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston.

É também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.

Em paralelo à sua atividade acadêmica, Almeida tem atuado em instituições governamentais ligadas a políticas nas áreas de ciência e tecnologia, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CGI.br, Capes e CNPq. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

3) Projeto Governança de Agentes de IA

Edital IEA-USP 09/2024 - Bolsas de mestrado e doutorado (NOVO)

Edital IEA-USP 10/2024 - Bolsa de pós-doutorado (NOVO)

 

2) Projeto IA Responsável

Chamada de pesquisadores 2023

 

1) Projeto Interações Humano-Algoritmo

Chamada de pesquisadores 2022

Chamada de Pós-doutorado 2022 (Edital IEA 02/2022)