Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Otavio Frias Filho / Chamada de Pesquisadores

Chamada de Pesquisadores

por Rafael Borsanelli - publicado 09/09/2021 12:40 - última modificação 17/09/2021 17:46

De 9 a 16 de setembro, até 18h, a Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade recebe inscrição de pesquisadores que queiram integrar grupo de pesquisa voltado à geração e disseminação de conhecimento sobre Comunicação, Democracia e Diversidade.

Coordenado por Muniz Sodré de Araújo Cabral, primeiro titular da cátedra e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o grupo pesquisará o tema “Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia”.

Podem se candidatar alunos e alunas de graduação e pós-graduação, graduados e graduadas, pós-graduados e pós-graduadas e pós-doutorandos e pós-doutorandas das diversas instituições universitárias brasileiras. São 50 vagas no total, número que pode ser revisto a critério do Comitê de Governança. A inscrição deve ser feita via formulário online.

Os(as) selecionados(as) se comprometem a participar, de maneira voluntária, das atividades do ciclo, incluindo as conferências e eventuais reuniões/encontros, a serem realizados no período de 22/09/2021 a 19/09/2022 (atualizado em 17/09/2021). A participação se dará, preferencialmente, por sistema de videoconferência e, eventualmente, de maneira presencial ou mista, caso as condições sanitárias permitam.

A cada mês, será realizada uma conferência, sempre às quintas-feiras, no período da tarde, em datas ainda a serem confirmadas. Apenas a primeira conferência, do Catedrático Muniz Sodré de Araújo Cabral, será realizada em uma quarta-feira, dia 22/09/2021, às 16:30 horas (atualizado em 17/09/2021).

Os(as) integrantes do grupo de pesquisa poderão submeter artigos para publicação em obra coletiva, relacionada ao tema do Ciclo 2021-2022. Os detalhes editoriais e os prazos referentes às etapas de elaboração dos artigos serão divulgados oportunamente.

As inscrições deverão ser efetuadas pelo formulário online até ás 18h do dia 16/09/2021. No ato da inscrição deverão ser informados o nome do(a) candidato(a), número e tipo de documento de identidade, nacionalidade, número de telefone celular ou residencial e endereços residencial e eletrônico), bem como informações sobre sua formação acadêmica (por meio de link do seu currículo Lattes) e uma Carta de Intenções (de, no máximo duas páginas, em Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo).

Os(As) candidatos(as) selecionados(as) serão comunicados no dia 21/09/2021 (data atualizada), por meio de e-mail.

A Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade não fornece bolsas ou qualquer outra forma de auxílio financeiro para a participação e atuação dos(as) pesquisadores(as) junto ao grupo de pesquisa do Ciclo 2021-2022.

As dúvidas e os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê de Governança da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.