Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / IEA e Colégio de México

IEA e Colégio de México

por Marilda Gifalli - publicado 05/06/2013 10:40 - última modificação 23/12/2015 11:58

Maria Ligia Coelho Prado

Coordenadora: Maria Ligia Coelho Prado

O convênio contou com duas fases: de 1999 a 2004 e 2006 a 2011, tendo por objetivos organizar e realizar pesquisas no campo das ciências sociais e humanas, estabelecendo intercâmbios com professores e pesquisadores universitários; editar livros e revistas sobre as atividades desenvolvidas; colaborar com outras instituições nacionais e estrangeiras na realização de atividades comuns.

Realizações em:

PROJETO

Eduardo Silveira Netto Nunes, aluno de Doutorado do Programa de História Social USP, sob a orientação do Prof. Dr. Horacio Gutiérrez (USP) e do Prof. Dr. Guillermo Palacios (Convênio IEA-México), desenvolveu o projeto: A invenção da infância como portadora do futuro: América Latina (1916-1963)

Período de projeto: 01 de maio de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.

CIDADES, MORADIA E MEIO AMBIENTE NA AMÉRICA LATINA

Martha Schteingart, uma das mais importantes urbanistas da América Latina, fez uma série de três conferências no IEA em novembro, organizadas pelo convênio entre o IEA e o Colégio do México, instituição da qual é pesquisadora no Centro de Estudos Demográficos e Urbanos.

A coordenação da programação foi de Maria Ligia Coelho Prado, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenadora do convênio. As conferências, em espanhol, ocorreram no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.

Os temas das conferências da pesquisadora mexicana foram:

Dia 16
A Pesquisa Urbana no México e na América Latina. Orientações Teóricas e Temas Relevantes;

Dia 18
A Divisão Social do Espaço e a Habitação Popular nas Cidades Latino-Americanas. Aspectos Teórico Metodológicos e Resultados de uma Pesquisa para as Principais Metrópoles Mexicanas;

Dia 23
Cidade e Meio Ambiente. Expansão Urbana e Impacto Ambiental na Cidade do México.

Martha Schteingart é professora e pesquisadora no Centro de Estudos Demográficos e Urbanos do Colégio do México desde 1975. É também pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores do México e membro do Comitê Consultivo do Escritório do Ombusdman de Questões Ambientais e Urbanas do Distrito Federal do México. Ela pesquisou e lecionou em várias universidades na Europa, EUA e América Latina. Possui 22 livros publicados, mais de 140 capítulos de livros, artigos em jornal e comentários sobre terra urbana e habitação, divisão social, segregação, pobreza, políticas sociais, serviços, transporte e meio ambiente. Sua extensa atividade de pesquisa tem influenciado o trabalho de instituições acadêmicas, governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e outras pessoas envolvidas no campo dos assentamentos humanos dentro e fora da América Latina. Em 2007, recebeu o Prêmio Habitat das Nações Unidas.

Assista ao Vídeo de 23 de novembro de 2010:

Ciudad y Medio Ambiente. Expansión Urbana y Impacto Ambiental en la Ciudad de México

2015

Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario - 17 de setembro de 2015.

Ciencias Sociales y Desarrollo Nacional en México - 11 de junho de 2015.

Tiempos Neoliberales en México - 09 de junho de 2015.