Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario

Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario

por Cláudia Regina - publicado 17/08/2015 17:20 - última modificação 12/02/2016 10:35

Detalhes do evento

de 17/09/2015 - 15:30
a 17/09/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5° andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

José Luis Lezama (El Colegio de México)

Adicionar evento ao calendário

A cúpula do clima a ser realizada no final deste ano em Paris é, no imaginário coletivo, ou pelo menos entre aqueles que parecem preocupados com o meio ambiente e o destino do clima da Terra, uma data fatal, Dia D, Ano Mil, quase o fim do mundo. De alguma forma, resume o drama em que se construiu o debate sobre o clima, uma espécie de catástrofe de grandes proporções, fim apocalíptico para a humanidade.

Paris, em dezembro de 2015 é, na verdade, um falso dilema: espera resolver o que provou não ser solucionável após vinte anos de cimeiras climáticas. Paris também expressou a necessidade de acreditar, de querer ser otimista, uma espécie de necessidade ontológica para a auto-afirmação de uma sociedade que talvez suspeite que a sua maneira de ser a levará à auto-destruição.

Há, em muitos diagnósticos das causas dos compromissos e desacordos entre os países, uma profunda ignorância da lógica política e econômica das relações entre os países, as articulações profundas e interdependências entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entre as suas elites, seus pobres e os ecossistemas que suportam os sistemas sócio-econômicos e políticos de ambos os mundos. Estas características são a base de desacordo ou potenciais acordos internacionais sobre o clima.

Estará Paris, em dezembro de 2015, na esperada Cúpula do Clima, preparada para olhar de forma diferente problemas ambientais do mundo? Há ali uma grande questão e uma grande incógnita que em breve haverá de ser respondida.

Evento sem inscrição.

Programação

Conferência Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario, José Luis Lezama (El Colegio de México).

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo