Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda debate sociabilidade e ética no ambiente universitário

Mesa-redonda debate sociabilidade e ética no ambiente universitário

por Mauro Bellesa - publicado - última modificação 01/02/2016 14:43

No dia 10 de abril, às 15 horas, realiza-se a mesa-redonda Sociabilidade e Ética na Universidade, o terceiro encontro do ciclo Ética e Universidade, iniciado em 2012. Os debatedores serão: Cícero Araújo, Leopoldo Waizbort, Yves De La Taille e Sérgio Adorno. A moderação será de Renato de Figueiredo Jardim.

EstudantesNo dia 10 de abril, às 15 horas, realiza-se a mesa-redonda Sociabilidade e
Ética na Universidade"> Ética na Universidade
, o terceiro encontro do ciclo Ética e Universidade, iniciado em 2012.

Segundo os integrantes da Comissão de Ética da USP, que organiza o ciclo em parceria com o IEA, o objetivo primário da mesa-redonda é proporcionar uma visão ampla do conceito de sociabilidade e das relações interpessoais nos ambientes universitários, com ênfase em princípios éticos.

Os debatedores serão os professores Cícero Araújo, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH); Leopoldo Waizbort, do Departamento de Sociologia da FFLCH; Yves De La Taille, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia; e Sérgio Adorno, diretor da FFLCH, coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA. O moderador do encontro será o professor Renato de Figueiredo Jardim, diretor do Instituto de Física.

De acordo com a comissão, é cada vez mais importante discutir os problemas que a sociedade enfrenta no trato das relações interpessoais, ou seja, na sociabilidade, e encontrar soluções consensuais dentro dos ambientes universitários. Esses problemas materializam-se em diversas situações: desde as relações corriqueiras no convívio cotidiano dos departamentos até aquelas que envolvem as questões mais abrangentes da vida universitária.

A comissão considera também importante pensar a sociabilidade e a ética nos diversos domínios da vida social organizada e através de situações que permeiam os aspectos acadêmicos, laborais, psicológicos, políticos, econômicos e o próprio intercâmbio social.

"A ética e a sociabilidade sempre tiveram uma relação muito estreita e, no entanto, problemática", destaca a comissão. "O próprio conceito de boas relações interpessoais vem sendo revisto dentro da universidade e na sociedade. Um bom exemplo é decorrente do advento do chamado mundo virtual, onde as relações interpessoais nos ambientes acadêmico e de trabalho são estabelecidas através de novos protocolos e conceitos, incluindo aqui os de caráter ético."

A primeira mesa-redonda do ciclo aconteceu no dia 8 de novembro de 2012 e tratou de Segurança e Privacidade [assista ao vídeo]. A segunda realizou-se no dia 28 de novembro de 2012 e discutiu o tema Fabricação, Falsificação e Plágio nas Ciências e Humanidades [assista ao vídeo].

Assista ao vídeo Sociabilidade e Ética na Universidade.

Veja as fotos do evento.

SOCIABILIDADE E ÉTICA NA UNIVERSIDADE
3ª Mesa-Redonda do ciclo Ética e Universidade

Data: 10 de abril de 2013, 15h