Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em que Pé Estamos?

Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em que Pé Estamos?

por Heloisa Marcondes - publicado 06/11/2017 11:15 - última modificação 11/05/2018 11:25

Detalhes do evento

de 22/11/2017 - 09:00
a 22/11/2017 - 18:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Terceiro seminário do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais", que visa a promover reflexões e fundamentar ações para o enfrentamento de problemas estruturais da educação básica pública brasileira.

Um tema em destaque no seminário será a Educação a Distância (EAD), um processo de educação mediado por tecnologias digitais no qual professores e alunos são separados de forma espacial e/ou temporal. Serão também abordadas as Tecnologias Educacionais Interativas, os Problemas e Desafios da EAD, a Formação de professores via EAD, a Educação Metacognitiva, o Design Instrucional, a Educação Híbrida, o papel das mídias digitais na educação, entre outros temas.

No Censo da Educação Superior divulgado pelo INEP em agosto último, evidenciou-se o crescimento da EAD: 7,2% ante uma diminuição de 1,2% das matrículas presenciais. São cerca de 1,5 milhão de alunos na EAD, apenas 18,6% do total de matrículas. O seminário discutirá e sugerirá como as tecnologias digitais podem ser aplicadas na educação básica pública. Há consensos no diagnóstico da má qualidade da educação básica pública brasileira, diversos indicadores sustentam essa opinião e identificar os desafios reais é o principal objetivo do Grupo de Estudos.

Outros temas serão abordados nos seminários seguintes:

• Experiências Inovadoras
  • Documentos Reguladores (Planos, Currículos, Base Nacional Comum)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo