2012-2013

por Marilda Gifalli - publicado 27/03/2013 18:21 - última modificação 27/03/2013 18:21

O Grupo de Lógica e Teoria da Ciência tenciona dar continuidade nos temas de pesquisas que vem desenvolvendo no IEA-USP juntamente com outras instituições de pesquisa, investigadores e estudantes.

 A seguir listamos os principais temas do Projeto de Pesquisa do Grupo de Lógica e Teoria da Ciência que tencionamos dar prosseguimento:

 

  1. FUNDAMENTOS DA LÓGICA E DA MATEMÁTICA E FÍSICA. Investigar aspectos lógicos e filosóficos relativos à matemática tradicional, bem como das matemáticas erigidas com bases em lógicas distintas da clássica, como a lógica paraconsistente e a matemática subjacente à mecânica quântica. Investigar os fundamentos lógicos, epistemológicos e ontológicos das teorias físicas, com atenção especial à física quântica.
  2. ASPECTOS MATEMÁTICOS DOS SISTEMAS PARACONSISTENTES. Edificação de sistemas paraconsistentes, tratando-se de sua sintaxe e semântica. Obtenção em particular de sistemas modais, epistêmicos, temporais, lógicas multimodais e outros. Estudo das conexões dos sistemas anotados com as lógicas Fuzzy, Defeasible, Default, Deôntico e correlatos.
  3. LÓGICAS PARACONSISTENTES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Neste Projeto de Pesquisa daremos prosseguimento às nossas investigações em Lógicas Paraconsistentes (aspectos teóricos) e as possibilidades de aplicações dos sistemas paraconsistentes à Inteligência Artificial (englobando Ciência da Computação, Robótica e Circuitos Eletrônicos). Alguns dos temas incluem representação de conhecimento e crença paraconsistente, implementação de linguagens de programação paraconsistente, elaboração de teorias tais como redes neurais paraconsistentes.
  4. PARACONSISTÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DE CONHECIMENTO EM IA Elaboração de sistemas lógicos que possam manipular sistemas de informação incerta, inconsistente e/ou paracompleta. Edificação de lógicas do conhecimento, da crença, etc. paraconsistentes, paracompletas e não-aléticas.
  5. PARACONSISTÊNCIA E TEORIA DA CIÊNCIA Estudo da natureza do conhecimento científico, da possibilidade, da verdade e temas relacionados. Pesquisas sobre a lógica subjacente do conhecimento científico que trata de teorias incompatíveis, tais como a física newtoniana e a quântica. Estudo da verdade pragmática ou da quase-verdade.
  6. TOMADA DE DECISÃO EM ENGENHARIA. A Lógica Paraconsistente pode ser usada, também, em tomadas de decisão, permitindo, e aí está sua grande virtude, a utilização de informações contraditórias e inconsistentes. Análise de cenários, teoria do risco, são alguns dos temas em foco.
  1. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARACONSISTENTES E APLICAÇÕES. Neste projeto de pesquisa investigaremos sobre as possíveis aplicações de uma teoria de redes neurais artificiais denominada Rede Neural Artificial Paraconsistente que por sua vez está baseada na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et. Destina-se, principalmente, para o tratamento de conceitos significativos como os de incerteza, inconsistência (contradição) e paracompleteza em processos de análise de reconhecimento de padrões nas mais variadas aplicações. De particular interesse será o processo investigativo da aplicabilidade das RNAPs em Biomedicina, no estudo em reconhecimento de padrões. O temas que propomos investigar integram reconhecimento de caracteres numéricos de cheques bancários, caracteres manuscritos, reconhecimento de células malignas do colo uterino, dianóstico precoce da Doença de Alzheimer, entre outros.

 

Diversas são as lógicas complementares da clássica, tais como a lógica temporal, a lógica modal e a lógica deôntica. Dentre as lógicas rivais, destacam-se a intuicionista, a fuzzy e a paraconsistente. Convém lembrar que uma lógica não clássica pode, muitas vezes, funcionar, de acordo com as circunstâncias, ora como lógica rival, ora como lógica complementar da clássica. A lógica paraconsistente nasceu motivada por questões de índole teórica, de interesse principalmente filosófico e matemático, bem como por problemas originados pelas ciências experimentais, por exemplo a física. Não obstante, ela acabou encontrando as mais variadas aplicações em áreas tais como computação, robótica, tráfego aéreo, tráfico de trens, distribuição de energia em grandes usinas, programação, redes neurais, pesquisa operacional etc. Convém notar que uma lógica pode ser encarada como um mecanismo de inferência e de sistematização teórica, ou como formalismo de natureza técnica e informática. É sobretudo sob este prisma que o Grupo tem desenvolvido as aplicações. Assim, os temas que o Grupo está se dedicando são de horizontes novos, com resultados relevantes atestados pelas inúmeras publicações ao longo dos 25 anos de existência no IEA-USP.

Algumas referências recentes

  • LOPES, H.F.S., ABE, J.M., KANDA, P.A.M., MACHADO, S., VELASQUES, B., RIBEIRO, P., BASILE, L.F.H., NITRINI, R., ANGHINAH, R., Improved Application of Paraconsistent Artificial Neural Networks in Diagnosis of Alzheimer's Disease, American Journal of Neuroscience 2 (1): Science Publications, ISSN 1948-9900, 54-64, 2011
  • CARVALHO, F.R. & J.M. ABE, Tomadas de Decisão com Ferramentas da Lógica Paraconsistente Anotada, Editora Edgard Blucher Ltda., ISBN – 9788521206071, 2011
  • ABE, J.M., J.I. DA SILVA FILHO, U. CELESTINO & H.C.DE ARAÚJO, Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et, livro, Editora Comunicar, 99pp., ISBN 9788599561928, 2011.
  • DA SILVA FILHO, J.I., G.L. TORRES & J.M. ABE, Uncertainty Treatment Using Paraconsistent Logic - Introducing Paraconsistent Artificial Neural Networks, IOS Press, Holanda, Vol. 211, ISBN 978-1-60750-557-0, doi: 10.3233/978-1-60750-558-7-I, 328pp., 2010
  • DA SILVA FILHO, J.I., J.M. ABE & G.L. TORRES, Inteligência Artificial com as Redes de Análises Paraconsistentes, LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., São Paulo, ISBN 978-85-216-1631-3, 313 pág., 2008
  • TORRES, G.L., J.M. ABE, J.I. DA SILVA FILHO & HG. MARTINS, Advances in Technological Applications of Logic and Intelligent Systems, Editors, Frontiers in Artificial Intelligence and Its Applications, IOS Press, Amsterdan, Vol. 186, ISBN 9781586039363, 285p, 2009
  • DA COSTA, N.C.A., Logiques Classiques et Non Classiques, Masson, Paris, 1997.
  •  

    Objetivos: O Grupo de Lógica e Teoria da Ciência prevê para o biênio 2012-2013 as seguintes atividades:

    1. Seminários de Pesquisa: com periodicidade mensal, onde os integrantes e investigadores convidados, bem como estudantes de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, farão exposições de suas pesquisas para por em discussão perante ao Grupo, bem, como será ocasião de propor novas idéias para debates.

    2. Publicações: todos os resultados atingidos, serão submetidos para publicação em revistas especializadas, livros, capítulo de livros. Muitos deles estão em curso e certamente serão publicados no biênio vindouro.

    3. Workshops. O Grupo estudará a feitura de Workshops curtos para divulgação dos temas desenvolvidos, como também convidar investigadores que venham a contribuir para os objetivos do Grupo.

    4. Palestristas ocasionais. O Grupo tenciona convidar palestristas ao longo do biênio como parte de suas atividades, dando oportunidade de interação maior com investigadores de outras instituições.