2012-2013

por Marilda Gifalli - publicado 01/07/2013 16:00 - última modificação 01/07/2013 16:00

 

2012

SEMINÁRIO DE LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA EM BIOMEDICINA, AUTOMAÇÃO E
 
ROBÓTICA
Coordenação: Jair Minoro Abe (IEA e Unip)
seminários mensais, sempre à 13h30:
8/fev, 14/mar, 11/abr, 9/maio,13/jun, 19/set, 17/out e 14/nov
Local: Faculdade de Medicina (FM) da USP, Instituto Oscar Freire

2013

PRIMEIRO WORKSHOP INTELLIGENT COMPUTING SYSTEM - WICS 2013

11 e 12 de março de 2013 – Sala de Eventos IEA/USP – DAS 9H00 AS 17H00

A Informática tem experimentado avanços espantosos sobretudo nos últimos tempos. Isto é verdadeiro tanto no cenário nacional como internacional. Várias são as áreas que têm modificado o dia-a-dia de nossas vidas: Ciência da Computação, Robótica, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação e áreas correlatas.

Tudo indica que mais mudanças radicais estão por vir. A Tecnologia tem adentrado mais e mais em nossos lares causando uma profunda modificação nas tarefas mais rotineiras; hodiernamente os meios de comunicação, principalmente, sofreram inovações absolutamente impensáveis há décadas atrás. O advento dos microcomputadores, da Internet, os avanços verificados em Robótica e Automação, as aplicações na Medicina, Economia, Meio Ambiente, e mesmo no Comércio (dito virtual) são alguns dos exemplos.

Fato deveras importante é que o avanço tecnológico fez com que se estabelecesse um estreitamento de relações entre áreas como Ciência da Computação e Informática com áreas como Psicologia, Ciência Cognitiva, Ciências Humanas, que tradicionalmente eram consideradas "afastadas" das ciências ditas "exatas".

Um fato notável foi a produção de conhecimento significativo que se deu nessas áreas por uma nova geração de pesquisadores sobretudo nas últimas décadas. Competentemente eles vem contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento novo, do conhecimento vivo, do conhecimento que atinge as fronteiras do saber.

Tais pesquisas estão sendo feitas nos centros mais diversos, distribuídos por todo o país, não se concentrando mais nos centros universitários tradicionais de outrora.

O empenho desses investigadores é absolutamente necessário para o Brasil poder se colocar à altura dos demais países em desenvolvimento e o Primeiro Workshop Intelligent Computing System  - WICS'2013 foi idealizado para oferecer um fórum de debates e divulgar as pesquisas nos temas mencionados.

Esperamos, desse modo, que o WICS'2013 seja de papel de fundamental importância para a divulgação da Ciência e Tecnologia, cobrindo  tópicos avançados mencionados anteriormente e também oferecer oportunidade de discussão dos trabalhos investigativos que ocorrem nos mais variados centros de pesquisa.

11/03/2013

09:30     Abertura

Prof. Dr. João Inácio/Jair Minoro Abe

10:00     Jaskowski e o nascimento da Lógica não clássica

Prof Dr. Lafayete Moraes

10:30     Redes Neurais Paraconsistente

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho

11:00     Aplicações Reais de Lógicas Não-Clássicas

Prof. Dr. Germano Lambert-Torres

11:30     Aplicação de redes neurais artificiais paraconsistente como métodos de auxilio no diagnóstico da doença de Alzheimer

M.Sc. Helder Frederico Lopes

13:30     Proposta do cálculo do tamanho da amostra com base em Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial - Prof. Dr. Euro de Barros Couto Junior

14:00     Carregador de baterias com painel solar auto-orientável utilizando Lógica Et - Álvaro André Colombero Prado

14:30     Óculos Keller - M.Sc. Uanderson Celestino

15:00     Sistemas de frenagem de máquinas de rotulagem com controle baseado na Lógica Et -  M.Sc. Hélio Corrêa de Araújo

15:30     Redes Neurais e Diagnóstico Depressão - M.Sc. Cristina Corrêa de Oliveira

 

12/03/2013

10:00     Aplicações da Lógica Paraconsistente - Prof Dr. Maurício Conceição Mário

10:30     Cenários e Lógica Et - M.Sc. Nelio Fernando Reis

11:00     Lógica Paraconsistente - Prof. Dr. Jair Minoro Abe

11:30     Robo Emmy - Prof. Dr. Claudio Rodrigo Torres

13:30     Seleção de Tomates com a Lógica Et - Mário S. Quinello

14:00     Análise de imagens para apoio diagnóstico - M. Sc. Fábio Amaral Vieira

14:30     Reconhecimento de caracteres - Sheila Souza

15:00     Lógica Paraconsistente no processamento de imagens - M.Sc. José Luiz Carlos Demario

15:30     Reconhecimento de caracteres numéricos manuscritos utilizando redes neurais artificiais paraconsistentes - M.Sc. Fábio Luís Pereira