Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Grupos anteriores / Políticas Públicas para a Metrópole Contemporânea

Grupo de Estudos de Políticas Públicas para a Metrópole Contemporânea

por Fernanda Rezende - publicado 17/05/2018 17:25 - última modificação 29/01/2020 17:45

Grupo encerrado em dezembro de 2017, dando origem ao NAP Escola da Metrópole.

O Grupo de Estudos de Políticas Públicas para a Metrópole Contemporânea tem a cidade de São Paulo como caso de estudo. O objetivo é investigar como a formulação e implementação de políticas públicas multissetoriais dialogam com os problemas urbanos enfrentados pela população de toda Região Metropolitana da capital paulista.

Para isso, os pesquisadores irão investigar o marco regulatório da cidade nas áreas urbanística, habitacional, de saúde, educacional e cultural.

Ao longo de um ano, o grupo pretender desenvolver um projeto de pós-graduação (mestrado e doutorado profissional) em políticas pública para a metrópole contemporânea, a ser submetido à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com os pesquisadores, em função da crescente urbanização e necessidade de articulações de políticas para os vários municípios das áreas metropolitanas, está se constituindo uma área do conhecimento que em breve poderá ser chamada de ciência da metrópole.

Projeto completo

No Brasil, aproximadamente 80% de população já vive em cidades. Diante disso, os integrantes do grupo consideram que "refletir sobre caminhos para buscar a sustentabilidade social e ambiental e a melhoria  da qualidade de vida nos sistemas urbanos é uma agenda prioritária.

Para eles, a questão deve ser enfrentada por toda a sociedade, mas requer o suporte de pesquisa e inovação produzidas pela universidade.