Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Grupo de Estudos em Saúde Masculina

Grupo de Estudos em Saúde Masculina

por Fernanda Rezende - publicado 18/05/2018 09:50 - última modificação 18/05/2018 11:12

Texto produzido por Mauro Bellesa

O Grupo de Estudos em Saúde Masculina, com duração prevista de três anos, tem como uma de suas principais finalidades disseminar entre o público em geral a importância do conceito de “homem saudável”, principalmente no que se refere à participação masculina nos processos de contracepção e fecundação.

Os pesquisadores destacam que o II Relatório da Pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, publicado pelo Ministério da Saúde em 2017, aponta que quase 35% dos homens entrevistados não buscam atendimento médico (desses, 48% disseram não fazer isso porque "não precisam"). Também é de 35% o total de homens que nunca recebeu orientação sobre planejamento familiar.

Integrantes

Projeto completo

O grupo pretende se dedicar também à causa da saúde do adolescente. Para isso, buscará avaliar modelo aplicado junto a comunidade escolar pautado na construção de diferentes competências técnicas locais.

Outra meta é facilitar o acesso a informações e promover campanhas preventivas de autoexame contra doenças nos testículos causadoras de infertilidade masculina e outras afecções sexuais e reprodutivas, além de doenças crônicas.