Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Culturas e Humanidades Computacionais / Chamada de Pesquisadores

Chamada de Pesquisadores

por Rafael Borsanelli - publicado 04/02/2021 18:30 - última modificação 08/02/2021 12:56

O Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais busca dois pesquisadores de pós-doutorado para integrarem suas atividades dentro do tema eCultura, eArte: significado e impacto, sob a supervisão de seu coordenador Teixeira Coelho.

O grupo dedica-se à compreensão do impacto das tecnologias computacionais sobre a sociedade, em particular no campo da cultura e na área das Humanidades como área do conhecimento. De modo amplo, seu objeto de estudo é a eCultura. Uma área prioritária é a da Internet em suas relações com a democracia e a igualdade de direitos, questão exacerbada nos últimos meses na esfera mundial.

O objetivo é compreender a natureza da eCultura entendida como linguagem específica, como o são as linguagens de culturas como a da palavra (e da palavra impressa), da imagem, da imagem em movimento, do som estruturado. Cada linguagem, ou tecnologia, produz um efeito próprio sobre o indivíduo e a sociedade alterando-lhes a conexão com a vida e o mundo e os modos de representação dessa vida e desse mundo. Linguagens como a da palavra impressa, da televisão e do cinema vêm sendo estudadas de modo sistemático e o mesmo deve ser feito com a linguagem da eCultura.

Duas posições de pós-doutoramento nesta área são agora abertas a pesquisadores de todos os campos do conhecimento que busquem compreender o novo cenário e, a partir de suas respectivas metodologias e objetos, os modos de sobre ele atuar. Não se trata, portanto, de apenas entender o que se passa no cenário da eCultura, mas de desenvolver aplicações capazes de intervir de maneira apropriada na realidade técnica e social.

O grupo oferecerá aos pesquisadores uma interlocução continuada sobre os temas de cada um e a possibilidade de conviver, na medida do possível, com os especialistas que o compõem no quadro da USP e de universidades do exterior. Integram o grupo, neste momento, especialistas da biologia, física, história, museologia, arte, cultura e política cultural; convidados ocasionais das áreas de economia, medicina, engenharia, contribuem com o grupo na perspectiva de seus interesses profissionais.

Como é norma no pós-doutoramento, os pontos de partida e as abordagens orientam-se pelas perspectivas mais abertas. Para uma ideia sobre os interesses atuais do grupo, consultar os artigos publicados na página do grupo e os livros eCultura, a Utopia Final: Inteligência Artificial e Humanidades (2019) e Sinais e Maravilhas: Arte e Cultura na Era Digital (lançamento previsto para fevereiro/2021 em formato digital), de Teixeira Coelho. Não se trata de bibliografia indicada mas, apenas, de balizas do percurso do grupo até o momento.

Informações sobre o programa de Pós-doutorado e instruções de submissão

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017. É realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. A duração do pós-doutoramento é de, no mínimo, seis meses, a, no máximo, cinco anos conforme a necessidade dos interessados e suas realizações no contexto do grupo.

  • Duração: de 6 meses a 5 anos
  • Carga horária mínima: 960h, 20h por semana
  • Esta chamada não oferece bolsa, no entanto, os proponentes aceitos poderão, em acordo com a supervisão, solicitar bolsas às agências de fomento.

Candidatura

Os interessados devem enviar consulta ao supervisor pelo e-mail texco@usp.br.
Na consulta, enviar:

  • súmula curricular (padrão Fapesp);
  • pré-projeto hipotético (até 2 páginas) com:
    • titulo;
    • tema;
    • justificativa;
    • sumário (estrutura do plano de trabalho);
    • bibliografia básica;
  • um texto de autoria do interessado relacionado ao campo de pesquisa proposto.


Os candidatos devem ter proficiência em duas línguas estrangeiras (preferencialmente inglês e francês).

Cronograma

  • Consulta ao supervisor: até o dia 01 de março de 2021.
  • Divulgação das duas propostas selecionadas: 08 de março de 2021.


Após a seleção, os pesquisadores deverão providenciar e encaminhar a documentação completa conforme as
instruções disponíveis no site do IEA-USP.