Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Culturas e Humanidades Computacionais / Chamada para Pós-doutoramento 2022

Chamada para Pós-doutoramento 2022

por Rafael Borsanelli - publicado 04/02/2021 18:30 - última modificação 01/02/2022 12:07

O Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais lança em 2022 uma nova chamada pública para atrair pesquisadores de pós-doutorado. O objetivo é contribuir com o aprimoramento da pesquisa e da excelência científica e tecnológica da Universidade, assim como possibilitar a formação de grupos de pesquisadores voltados a questões contemporâneas das culturas computacionais e digitais, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias num contexto em que o trabalho que se serve de algoritmos e robôs substituiu o trabalho manual dos humanos e caminha para substituir, por meio da inteligência artificial, o trabalho intelectual.

Deseja-se que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar em suas pesquisas, intensificando diálogo e interação entre as ciências humanas, as ciências experimentais, como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas, em propostas que considerem as complexidades e o acelerado desenvolvimento das culturas computacionais e digitais.

Sendo o IEA-USP um instituto de caráter interdisciplinar nato, o Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais se propõe a oferecer a possibilidade de pesquisadores e profissionais desenvolverem pesquisas inovadoras, estabelecerem conexões acadêmicas e adentrarem as diversas redes de pesquisa com as quais o IEA e demais unidades têm relação.

As propostas de caráter teórico-reflexivo selecionadas poderão ser desenvolvidas na sede do IEA em São Paulo, conforme as condições sanitárias do momento; as que necessitarem  o recurso a equipamentos específicos e laboratórios serão apoiadas e encaminhadas pelo Grupo, após avaliação, mas dependerão da iniciativa dos próprios interessados e da existência dos recursos exigidos.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017. É realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade.

  • Duração para esta chamada: 12 meses, podendo ser renovado
  • Carga horária mínima: 960h ao todo, 20h por semana

 

Fomento

Esta chamada não irá conceder bolsas aos pesquisadores selecionados.

Cronograma

  • Inscrição: até 17/03/2022
  • Resultado: 01/05/2022

 

Relação de temas e pesquisadores supervisores do Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais

Consulte os supervisores antes de submeter a proposta. Temas sujeitos à alteração. As consultas devem ser enviadas para os e-mails cuzziol@usp.br e texco@usp.br em uma mesma mensagem.

Temas

ODS

Supervisor

eCultura: natureza, traços, figuras de sentido, o futuro das Humanidades (a dimensão semântica da eCultura)

4

Teixeira Coelho

Inteligência artificial: algoritmos nas artes, games, presença nas Humanidades (a dimensão tecnológica da eCultura)

4, 9

Marcos Cuzziol

Obs.: os projetos selecionados beneficiam-se da supervisão direta realizada pelo supervisor indicado e, também, das discussões regulares no Grupo integrado por cientistas de diferentes áreas do conhecimento e pesquisadores oriundos das Humanidades. A convergência entre os dois campos do conhecimento –ciências exatas e humanas– é a pedra de toque deste Grupo.

 

Atenção

Os candidatos selecionados deverão desenvolver um plano de ação estratégica para o período de seu projeto de pesquisa, composto por atividades distribuídas em 4 eixos:

  1. realizar pelo menos 1 simpósio destinado ao aprofundamento teórico-metodológico sobre o tema de sua pesquisa;
  2. participar na organização de seminários do Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais;
  3. elaborar pelo menos um artigo digital (por ano) para publicação;
  4. colaborar para ampliar a comunicação científica dos resultados do Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais.

Orientação e submissão

  • Os candidatos devem ter proficiência em duas línguas estrangeiras (preferencialmente inglês e francês).
  • Veja as instruções para preparar o projeto.
  • Submeta seu projeto convergente com os objetivos das linhas de pesquisa indicadas até 17 de março de 2022 para academicoiea@usp.br.

 

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais foi criado em 9 de outubro de 2015, após aprovação do projeto na 179ª reunião do Conselho Deliberativo do IEA.

As máquinas estão se humanizando ou são os seres humanos que estão perdendo a humanidade e se transformando em produtos imediatistas, tão valiosos quanto excessivos e totalmente substituíveis, dos quais o mundo está lotado?

Essa é uma das questões que o Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais procura responder com o desenvolvimento de seu projeto no IEA. O grupo discute a realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, num contexto em que o trabalho de robôs substituiu o trabalho manual dos humanos e caminha para substituir, por meio da inteligência artificial, o trabalho intelectual.

O grupo pretende formular, para a Universidade e os universitários, sugestões para a formulação de novas práticas de ensino e pesquisa, em particular a abertura de um campo de estudo voltado para as novas culturas e humanidades. Com isso, visa a refletir sobre temas como funcionamento das plataformas do conhecimento digital, as chamadas "mídias sociais" e seus impactos sociais, a pesquisa colaborativa digital, a formação à distância, e, em suma, sobre o futuro da humanidade. Dois livros voltados para os temas indicados foram publicados recentemente por membro do grupo e outras iniciativas do gênero, não só no domínio do livro em papel, estão previstas.

Chamadas anteriores

Chamada 2021