Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Culturas e Humanidades Computacionais / Notícias / Grupo Humanidades Computacionais seleciona novos pesquisadores

Grupo Humanidades Computacionais seleciona novos pesquisadores

por Rafael Borsanelli - publicado 04/10/2018 15:15 - última modificação 23/10/2018 14:27

O Grupo de Estudo Humanidades Computacionais reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Juntos, eles têm por objetivo refletir sobre o dispositivo cultural derivado do recurso intensivo, e crescente, da computação. A investigação sobre a natureza da narrativa proposta pela linguagem computacional busca verificar as alterações que podem sofrer os conceitos de ser humano e natureza diante da nova rede de significações.

Com o intuito de incorporar novos membros e  ideias, o grupo busca a colaboração de outros pesquisadores (docentes, pós-doc, pós-graduandos, participantes de start ups na área). Interessados podem encaminhar uma breve descrição de suas razões para o e-mail maire.ferraz@usp.br. Para garantir uma dinâmica apropriada, será disponibilizado um pequeno número de vagas.

Criado em 2015, o grupo reúne-se periodicamente e é coordenado por Teixeira Coelho Neto, professor emérito da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

Um primeiro objetivo do grupo foi alcançado em 2017 com o desenho de um curso de pós-graduação em sentido lato, aprovado pela USP e que terá inscrições iniciadas em 2019. Em 2018, o grupo promoverá um ciclo de palestras sobre algoritmos que será realizado em novembro (veja mais informações abaixo).

A Máquina, Inteligência e Desinteligência

De 21 a 23 de novembro de 2018, o grupo coordenará o seminário “A “Máquina, Inteligência e Desinteligência – uma reflexão sobre as possibilidades e consequências do recurso à inteligência artificial”. Parceria entre o IEA e o Itaú Cultural, este evento terá cinco painéis: Medicina, Biologia, Direito, Cultura e Futuro da computação. As exposições serão de pesquisadores do Brasil, Reino Unido (Future of Humanity Institute, da Oxford University), Alemanha (HLRS-Centro de Alta Computação da Universidade de Stuttgart), Portugal (Universidade do Porto, Parque Tecnológico) e Estados Unidos (Humanities Research Center da Rice University). Mais informações e inscrição em breve.