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Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais

por Fernanda Rezende - publicado 27/09/2017 16:50 - última modificação 14/01/2021 11:52

Grupo encerrado em fevereiro de 2019, dando origem à Cátedra de Educação Básica da USP

Texto de Mauro Bellesa

Sala de aulaO ensino básico público precisa melhorar em muitos aspectos, mas o sistema educacional brasileiro não é um completo fracasso, como muitos avaliam, segundo Nílson José Machado, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e coordenador do Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais.

Leia o projeto de pesquisa inicial

Entre as ações que julga primordiais para a melhoria do sistema, Machado defende: a elaboração de um projeto de Estado para a educação; a melhoria das condições de trabalho dos professores; aplicação dos recursos disponíveis em projetos relevantes e objetivos; a ênfase no ensino das ideias fundamentais de cada disciplina; e a formulação de estratégias para o reconhecimento das boas escolas e para que seu exemplo inspire outras instituições de ensino.

O objetivo do grupo foi produzir com parceiros internos e externos à Universidade, dos setores público e privado, documentos que inspirem e fundamentem ações para o atendimento a essas prioridades. O trabalho foi feito a partir da dedicação a três linhas de ação:

  • organização de debates e diálogos sobre os reais problemas da educação brasileiras, com a participação de profissionais atuantes na área de educação em diferentes frentes, incluindo-se os diversos níveis de ensino, bem como os setores público e privado;
  • mapeamento das boas escolas brasileiras, para identificação de características comuns apesar da diversidade de projetos institucionais, de forma a propor condições para que o número dessas escolas seja ampliado;
  • mapeamento de pontuais portadoras de ideias inovadoras, tanto em termos de tecnologias utilizadas quanto em termos de metodologias ou gestão, com o objetivo de formular práticas para a disseminação dessas experiências.

Para concretizar essas metas, o grupo promoveu um ciclo de cinco seminários de agosto de 2017 a março de 2018. Ao final do ciclo, foi preparada uma síntese das discussões realizadas e das ações propostas a serem encaminhada às instâncias decisórias educacionais.

Os temas dos seminários em cada mês foram:

Leia o relatório final elaborado pelo grupo.