Estilos de Raciocínio Científico

por Fernanda Rezende - publicado 10/08/2015 09:15 - última modificação 10/08/2015 14:32

Há diferentes estilos de raciocínio nas ciências: formas de conceber e investigar determinados domínios científicos, incluindo padrões de evidência, de inferência, e formas de constituição de objetos nessas áreas.

Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa empreendido por uma equipe de filósofos do Brasil e dos Estados Unidos, com duração de 36 meses (2015-2017), que tem como pressuposto central a tese de que a noção de estilo permite capturar aspectos relevantes da dinâmica da ciência que não seriam abarcados por outras noções metacientíficas, como paradigmas, teorias, programas de pesquisa e tradições de pesquisa, e também possibilita a interpretação e a compreensão mais plenas do processo histórico de desenvolvimento do conhecimento científico e da prática científica.

No curso da pesquisa, será realizada uma investigação em três frentes: (I) Uma reflexão filosófica-teórica sobre a própria noção de estilo, tanto considerando as propostas já existentes na literatura quanto buscando o desenvolvimento de uma proposta própria. (II) Um mapeamento da variedade de estilos de raciocínio presentes na ciência (dedutivo, hipotético, experimental, estatístico, taxonômico, evolutivo, entre outros) e de suas características distintivas, bem como a exploração do seu potencial para a compreensão de aspectos da prática científica. Incluem-se aqui estudos de casos específicos. (III) A exploração dos desdobramentos possibilitados pela investigação teórica do item (I) e apoiada pelo mapeamento e pelos estudos de casos do item (II), no sentido de uma articulação de novos tipos de estilos (por exemplo, computacional-simulativo, imaginativo-teórico, instrumental). Serão também examinadas as conexões entre nossas concepções acerca dos estilos de raciocínio e as questões relacionadas já tradicionais em filosofia da ciência.

Este projeto conta com o financiamento do CNPq (Proc. No. 455562/2014-8, Edital Universal 2014), e o apoio do IEA-USP.

Conheça os membros do grupo.