2012

por Marilda Gifalli - publicado 08/08/2013 14:53 - última modificação 08/08/2013 14:53

ABRIL

GOVERNANÇA E INCLUSÃO SOCIAL: DESAFIOS CENTRAIS DA RIO+20

Expositores:
Celio Bermann (IEA, IEE e Procam), Silvia Zanirato (IEA, Each e Procam), Pedro Jacobi (IEA, FE e Procam) e Helena Ribeiro (IEA, FSP e Procam)
Coordenador:
Herton Escobar (O Estado de S.Paulo)

LANÇAMENTO DO LIVRO "GOVERNANÇA DA ORDEM AMBIENTAL INTERNACIONAL E INCLUSÃO SOCIAL" E DA PÁGINA DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA USP DEDICADO À RIO+20 COM A INDICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES RELACIONADAS AOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS DEFENDIDAS NA USP ENTRE 1992 E 2011.

Expositores:
Vahan Agopian (Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP), Wagner Costa Ribeiro (IEA, FFLCH e Prolam) e Edmilson Freitas (IAG)
Coordenador:
Arlindo Philippi Jr. (FSP)

Promoção: Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais, Procam, O Estado de S.Paulo, Rádio Estadão ESPN e Editora Annablume

JUNHO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - RIO+20

1. Participação do coordenador no Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável como facilitador no eixo grupo “Desenvolvimento Sustentável e respostas à crise econômica e financeira”, em conjunto com Laurence Tubiana do IDDRI - França e Shiqiu Zhang da Universidade de Pequim.

Promoção: Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

2. DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL E POSSIBILIDADE DE COMBATE À POBREZA

Expositores:
Neli Aparecida de Mello-Théry (IEA, ProMuSPP e Each), Wagner Costa Ribeiro (IEA, Procam e FFLCH), Cleandro Krause (Ipea)
Coordenadora:
Silvia Helena Zanirato (IEA, ProMuSPP e Each).

Promoção: Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais e de Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade, Procam e ProMuSPP; apoio Comitê Nacional de Organização da Rio+20

3. GOVERNANÇA DA ORDEM AMBIENTAL INTERNACIONAL

Expositor

Wagner Costa Ribeiro

Coordenadora:

Patricia Morales (Universidade Católica de Leuven, Bélgica)

Promoção: Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Faculdade de Artes e Filosofia da Universidade Católica de Leuven (Bélgica)

O PLANETA SOLIDÁRIO — UMA AVALIAÇÃO DA RIO+20

Expositora

Patricia Morales (Universidade Católica de Leuven, Bélgica)
Coordenador:
Wagner Costa Ribeiro

Promoção: Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais e Faculdade de Artes e Filosofia da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), com apoio do Ministério Flamengo de Educação e da Embaixada do Brasil na Bélgica

II. CONCURSO – O PLANETA VIVO

Concurso de educação, arte e ciência, O Planeta Vivo teve como objetivo promover um debate intergeracional e interdisciplinar entre estudantes, professores e a comunidade interessada nos temas da RIO+20. Além disso, o evento também homenageou o professor Aziz Ab'Sáber.

Foram sugeridos cinco temas aos participantes, a saber: 1. Solidariedade e sustentabilidade; 2. O diálogo intercultural, paz e direitos humanos; 3. Cuidado do planeta e responsabilidade perante as gerações futuras; 4. Proteção da biodiversidade; 5. Conservação do Patrimônio Comum da Humanidade. Eles foram trabalhados em cinco categorias A. desenho/pintura/técnica mixta: até 4 folhas A4; B. fotografia: até 4 fotos (10x15cm tamanho mínimo e máximo 20x30cm); C. história em quadrinhos: até 4 páginas A4 (tamanho mínimo da fonte Arial 12); D. texto: até 4 folhas (ou 4 slides em power point); tamanho mínimo da fonte: Arial 12; E. música (mp3 ou vídeo do YouTube): Até 4 minutos (com ou sem texto)-sobre um dos temas.

Depois de mais de uma centena de trabalhos recebidos de escolas de vários países, como Brasil, Argentina, Colômbia, Bélgica, Rússia e Letônia, entre outros, disponíveis em http://rio20.terracuranda.org/, uma comissão definiu os ganhadores, que foram apresentados em evento no IEA em 27 de junho passado.

Promoção: Faculdade de Artes e Filosofia da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), Ministério Flamengo de Educação, Embaixada do Brasil na Bélgica, Cátedra UNESCO para Segurança Humana e Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do IEA-USP.