Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Pesquisa / Brasil-França / Conheça o Banco de Dados França-Brasil "Mario Carelli"

Conheça o Banco de Dados França-Brasil "Mario Carelli"

por Flávia Dourado - publicado 19/09/2009 00:00 - última modificação 13/09/2018 16:07

Lançado em 2009, o Banco de Dados França-Brasil "Mario Carelli" revela as relações culturais e científicas entre Brasil e França desde o século 16 até a atualidade

O Banco de Dados França-Brasil "Mario Carelli" (BFB), organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França, é um banco bibliográfico bilíngue sobre as relações culturais e científicas entre a França e o Brasil desde o século 16 até a atualidade.

O banco foi criado em 1987 na França, na Casa das Ciências do Homem (MSH), por Mario Carelli (morto em 1994), professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) e um dos maiores especialistas nas relações culturais França-Brasil.

Em 1988, a partir de um acordo de cooperação entre a MSH o IEA, o BFB foi instalado na USP. Para acolher e implementar o BFB, a Reitoria da Universidade oficializou a criação do chamado Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf), hoje considerado Grupo de Pesquisa Brasil-França, coordenado pelo Prof. Dr. Gilberto Pinheiro Passos. Em Paris, o BFB está sob a responsabilidade da professora Anita Pires-Saboia, no Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo (CRBC) da EHESS.

Graças ao empenho do professor Afrânio Garcia, diretor do CRBC, e apoios institucionais franceses e brasileiros (Cátedra Sérgio Buarque de Holanda), o BFB foi reprogramado para ser consultado via web e teve seus dados revistos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Brasil-França. O programa foi criado pelo analista de sistemas Paulo Mora de Freitas, colaborador do BFB desde sua criação.