Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Pesquisa / Nutrição e Pobreza / Mídiateca

Vídeos

por Aziz Salem - publicado 10/04/2013 11:05 - última modificação 08/12/2014 17:29

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 12:06

Seminário online organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza em homenagem à socióloga Anna Peliano, morta em 2021. O encontro também fez o lançamento em São Paulo do livro "Anna Peliano, uma Batalha Incansável contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade Social", editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e organizado por Fernando Rezende (viúvo de Anna, ex-presidente do Ipea). Os organizadores destacam que Peliano deixou um vasto legado de conquistas e contribuições para a agenda nacional das políticas de combate à fome. "Protagonista por mais de 50 anos dos debates em torno do tema, ela marcou a trajetória profissional de grandes pesquisadores e lideranças contemporâneas."

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre - Leia mais…

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2022 15:26

Com o objetivo de discutir propostas voltadas à educação dentro dos desafios do contexto brasileiro, este evento resgatou a história que deu origem ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), apresentando sua metodologia. O CREN é um centro de referência internacional na área de educação nutricional e no tratamento de distúrbios nutricionais primários (subnutrição e obesidade). Em 28 anos de história, promoveu diversas ações no Brasil e no exterior.

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores - Leia mais…

O Aumento da Fome Frente à Fragilidade da Democracia: Perspectivas para o Fortalecimento da Participação Social

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/09/2021 10:30

Atualmente, 19% dos brasileiros passam fome, e a insegurança alimentar atinge 55,2% dos domicílios no Brasil, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado pela Rede PenSSAN. Este seminário discutiu como a desigualdade pode afetar a democracia. Foram debatidos mecanismos e ações para a preservação/recuperação das instituições e instâncias democráticas, na perspectiva de fortalecer, em especial, o papel dos conselhos municipais e estaduais de SAN - Segurança Alimentar e Nutricional.

O Aumento da Fome Frente à Fragilidade da Democracia: Perspectivas para o Fortalecimento da Participação Social - Leia mais…

Segurança Alimentar na Pandemia: Lições Aprendidas e Desafios para a Assistência Nutricional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2020 21:21

O seminário debateu os impactos da pandemia na alimentação da população e as experiências recentes de organizações, governamentais e não governamentais, no campo da assistência alimentar.

Segurança Alimentar na Pandemia: Lições Aprendidas e Desafios para a Assistência Nutricional - Leia mais…

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional - O Alimento Orgânico na Alimentação Escolar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/12/2019 14:50

Ao promover discussões sobre agricultura urbana e segurança alimentar, os participantes deste seminário refletiram sobre as maneiras de responder a dois desafios: como a agricultura urbana pode fomentar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); e como garantir a compra de alimentos orgânicos na alimentação escolar.

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional - O Alimento Orgânico na Alimentação Escolar - Leia mais…

A Participação Social nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02

A promulgação da Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional em 2006 e a inclusão do acesso à Alimentação no rol de Direitos Sociais fundamentais da Constituição Brasileira no ano de 2010 foram conquistas possíveis com o fortalecimento de conselhos e demais mecanismos de controle social. Este seminário, realizado pela Unifesp e pelo IEA, teve o objetivo de promover o debate sobre os atuais instrumentos de participação da sociedade em relação ao acompanhamento e à formulação de políticas públicas de alimentação e nutrição, a partir do relato de integrantes de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Participação Social nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar - Leia mais…

Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento (Lançamento da segunda edição)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

Foi lançada, no encontro, a segunda edição do livro "Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento", organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza. A primeira edição do trabalho foi lançada em 2013.

Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento (Lançamento da segunda edição) - Leia mais…

A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

As famílias possuem um papel crucial no desenvolvimento social. Por isso, a ONU reconhece que políticas públicas voltadas à família possuem o potencial de acelerar o atingimento de várias das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento social e bem-estar de todas as pessoas — em concreto, os ODS 1 a 5. Neste evento, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA buscou discutir o papel das famílias no contexto brasileiro, dando particular atenção à contribuição que elas podem trazer para que sejam atingidas algumas das metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I - Leia mais…

A Produção da Violência, Família e Educação - Grupos de Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:22

Os Grupos de Trabalho respondem as seguintes questões: O que se entende por violência? Quais as possíveis causas da violência e do seu aumento na contemporaneidade? No entendimento da produção da violência e na busca por soluções para os problemas da violência que vitimiza principalmente crianças e adolescentes das camadas populares, qual a participação da formação e da educação?

A Produção da Violência, Família e Educação - Grupos de Trabalho - Leia mais…

A Produção da Violência, Família e Educação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:21

Os mecanismos de produção da violência e os modos de lidar com a questão foram o foco deste seminário. As formas de ocupação do espaço urbano pelas populações mais pobres revelam o aumento da violência nos vários âmbitos da vida social. As periferias urbanas, as favelas, os cortiços e outros tipos de ocupações clandestinas são o resultado de relações sociais marcadas por conflitos sociais não resolvidos. A formação histórica dos grupos e classes sociais no Brasil, bem como do próprio estado nacional, repercutem na atual constituição do tecido urbano e na composição dos núcleos familiares.

A Produção da Violência, Família e Educação - Leia mais…

Educação Nutricional em Debate - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:18

O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

Educação Nutricional em Debate - Parte II - Leia mais…

Educação Nutricional em Debate - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 22:17

O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

Educação Nutricional em Debate - Parte I - Leia mais…

Políticas de Alimentação Saudável: as Propostas e suas Implicações no Cotidiano da Escola

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:12

O objetivo deste seminário foi discutir o crescimento da obesidade e do sobrepeso entre os escolares e as implicações do Guia Alimentar para a População Brasileira para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Esse foi o quinto encontro da série sobre integração serviço-pesquisa por meio do estudo do caso CREN-Unifesp-IEA.

Políticas de Alimentação Saudável: as Propostas e suas Implicações no Cotidiano da Escola - Leia mais…

IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:06

O objetivo do Seminário foi promover diálogos e iniciativas conjuntas entre as Universidades, o Estado e a Sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza, suas consequências sobre a (Des)nutrição e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 2 - Leia mais…

IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:05

O objetivo do Seminário foi promover diálogos e iniciativas conjuntas entre as Universidades, o Estado e a Sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza, suas consequências sobre a (Des)nutrição e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.

IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 1 - Leia mais…

III Seminário Integração Serviço-Pesquisa

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:31

Ciclo de seminários onde os integrantes do grupo de pesquisa e convidados discutem e analisam as possíveis conexões entre os serviços prestados na área de saúde e na de pesquisa.

III Seminário Integração Serviço-Pesquisa - Leia mais…

O Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:31

O seminário teve como objetivo apresentar o novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde e contribuir para a reflexão daqueles que pretendem participar da consulta pública.

O Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde - Leia mais…

Letramentos de Crianças no Lar e na Comunidade Baseados na Religião

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:21

Os temas da pobreza e da desnutrição são abordados nesta Roda de Conversa com a professora de língua e cultura da educação Eve Gregory. Ela é uma entre os estudiosos que questiona a relação da pobreza e a desnutrição como causadoras do não aprendizado da leitura e escrita.

Letramentos de Crianças no Lar e na Comunidade Baseados na Religião - Leia mais…

Educação, Enfrentamento das Desigualdades Sociais e da Pobreza — França, Brasil e Reino Unido

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:55

O seminário “Educação, Enfrentamento das Desigualdades Sociais e da Pobreza — França, Brasil e Reino Unido” teve como objetivo ‘ampliar as discussões contemporâneas sobre as diversas manifestações da pobreza e da desigualdade social e as estratégias para o seu enfrentamento’.

Educação, Enfrentamento das Desigualdades Sociais e da Pobreza — França, Brasil e Reino Unido - Leia mais…

A Pobreza sob o Ângulo da Teoria dos Vínculos Sociais: um Percurso de Pesquisa

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 21:05

Serge Paugam, sociólogo (École des Hautes Études en Sciences Sociales, França) discutiu o processo de estigmatização e desqualificação social associado à pobreza. Partindo da teoria dos vínculos sociais, ele analisou as três fases compreendidas nesse processo, levando em consideração a autopercepção dos indivíduos pobres, o grau de dependência desses indivíduos em relação ao sistema de assistência social e as relações que mantêm com outros segmentos da sociedade.

A Pobreza sob o Ângulo da Teoria dos Vínculos Sociais: um Percurso de Pesquisa - Leia mais…

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte - 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:30

O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutiu os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte - 1 - Leia mais…

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 2

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:30

O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutIU os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 2 - Leia mais…

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 3

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:32

O seminário "Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" discutiu os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza procurando, de acordo com os educadores, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social participantes, contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão.

Desafios Para a Erradicação da Pobreza: O Papel da Educação - Parte 3 - Leia mais…

Avanços e Retrocessos na Trajetória das Políticas de Combate à Fome no Brasil

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:19

Socióloga especializada na temática de avaliação de políticas públicas nas áreas de combate à fome e à pobreza, Anna Peliano, membro do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA, abordou, neste seminário, as políticas governamentais para a questão da fome e da pobreza, enfatizando os avanços e o que ainda é preciso ser feito.

Avanços e Retrocessos na Trajetória das Políticas de Combate à Fome no Brasil - Leia mais…

O Direito à Alimentação: o Papel das Universidades - Parte 2

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:35

Contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão foram os objetivos para a realização do seminário, que reuniu educadores, pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e das ONGs Ação Educativa e Centro de Recuperação e Educacional Nutricional – Cren.

O Direito à Alimentação: o Papel das Universidades - Parte 2 - Leia mais…

O Direito à Alimentação: o Papel Das Universidades - Parte 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:34

Contribuir para a reflexão sobre os desafios da pobreza e subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão foram os objetivos para a realização do seminário, que reuniu educadores, pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e das ONGs Ação Educativa e Centro de Recuperação e Educacional Nutricional – Cren.

O Direito à Alimentação: o Papel Das Universidades - Parte 1 - Leia mais…

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 5)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:18

O objetivo dessa oficina foi a troca de experiências entre instituições financiadores de projetos sociais, promotores de políticas públicas, representantes governamentais e acadêmicos, visando ao enriquecimento mútuo e à definição de diretrizes e estratégias futuras em favor da promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 5) - Leia mais…

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 4)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:18

O objetivo dessa oficina foi a troca de experiências entre instituições financiadores de projetos sociais, promotores de políticas públicas, representantes governamentais e acadêmicos, visando ao enriquecimento mútuo e à definição de diretrizes e estratégias futuras em favor da promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 4) - Leia mais…

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 3)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:18

O objetivo dessa oficina foi a troca de experiências entre instituições financiadores de projetos sociais, promotores de políticas públicas, representantes governamentais e acadêmicos, visando ao enriquecimento mútuo e à definição de diretrizes e estratégias futuras em favor da promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 3) - Leia mais…

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 2)

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:17

O objetivo dessa oficina foi a troca de experiências entre instituições financiadores de projetos sociais, promotores de políticas públicas, representantes governamentais e acadêmicos, visando ao enriquecimento mútuo e à definição de diretrizes e estratégias futuras em favor da promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza (Parte 2) - Leia mais…

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza - Vídeo 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 18:17

O objetivo dessa oficina foi a troca de experiências entre instituições financiadores de projetos sociais, promotores de políticas públicas, representantes governamentais e acadêmicos, visando ao enriquecimento mútuo e à definição de diretrizes e estratégias futuras em favor da promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Oficina Estratégias Sociais em Nutrição, Educação e Combate à Pobreza - Vídeo 1 - Leia mais…

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 3

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 17:49

Organizado pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza, a oficina "Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza" reuniu, durante dois dias, pesquisadores, docentes e representantes de ministérios ligados à área da saúde para contribuírem na elaboração, discussão e proposição de políticas públicas destinadas à promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 3 - Leia mais…

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 2

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 17:49

Organizado pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza, a oficina "Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza" reuniu, durante dois dias, pesquisadores, docentes e representantes de ministérios ligados à área da saúde para contribuírem na elaboração, discussão e proposição de políticas públicas destinadas à promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 2 - Leia mais…

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 17:48

Organizado pelo Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza, a oficina "Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza" reuniu, durante dois dias, pesquisadores, docentes e representantes de ministérios ligados à área da saúde para contribuírem na elaboração, discussão e proposição de políticas públicas destinadas à promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.

Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza - Parte 1 - Leia mais…