Projeto

por Cláudia Regina - publicado 02/04/2013 12:20 - última modificação 16/01/2015 15:16

abelha trigona pcfO grupo de estudos de Serviços dos Ecossistemas do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo foi criado em 2008 pelo então diretor, professor César Ades, com o objetivo de iniciar os trabalhos focalizando o tema “Polinizadores no Brasil e serviços ambientais”, sob a coordenação de Vera Lucia Imperatriz-Fonseca. Com um projeto-encomenda do CTAGRO/CNPq (processo 575069/2008-2) reunimos 85 pesquisadores de 38 instituições científicas em dezesseis estados brasileiros, especializados em áreas correlatas à biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais de polinizadores. O objetivo deste estudo era saber qual a situação dos polinizadores do Brasil, qual o impacto deles na agricultura, na biodiversidade e no agronegócio.

Desde 2012, sob a direção do professor Martin Grossmann, esse grupo de estudos tem o objetivo de expandir as discussões sobre Serviços de Ecossistemas, analisando não somente a polinização, mas o impacto que as mudanças na paisagem, no clima e na biodiversidade pode causar nesses Serviços. Visa também sugerir políticas públicas e auxiliar na tomada de decisões, inserindo a pesquisa em uma perspectiva mais ampla, integrando aspectos sociais, econômicos e ecológicos. Esse elo é um fator crítico para direcionar tanto a competência científica quanto a relevância da pesquisa, visando à capacitação e fortalecimento do uso da ciência no estabelecimento de políticas públicas (Figura 1).

Ipbes

Figura 1. Diagrama conceitual (Fonte: IPBES)

A capacidade dos ecossistemas em oferecer os serviços essenciais à sociedade já está sob pressão e é urgente acompanhar as mudanças que têm havido nos ecossistemas, aprofundar a compreensão desses serviços e desenvolver novas ferramentas e técnicas para manter e restaurar a resiliência nos sistemas biológicos. Além disso, é necessário considerar que a solução de problemas relacionados às mudanças globais requer uma pesquisa transdisciplinar coordenada, bem como, a associação entre as ciências sociais e as da natureza. A Figura 2 mostra um exemplo onde é possível avaliar os múltiplos benefícios de se incorporar boas práticas em uma área agrícola, considerando-se a importância de diversos serviços de ecossistema, incluindo a polinização.

Wratten2012

Figura 2. Serviços de Ecossistemas associados à boas práticas agrícolas (Fonte: Wratten, S.D., Gillespie, M., Decourtye, A., Mader, E., Desneux, N. 2012. Pollinator habitat enhancement: Benefits to other ecosystem services. Agriculture, Ecosystems and Environment, 159: 112-122.)