Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Pesquisa / Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória

Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória

por Fernanda Rezende - publicado 22/06/2016 11:15 - última modificação 02/08/2017 18:19

O grupo foi criado em 9 de maio de 2016, data em que a proposta foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do IEA, e tem como um de seus objetivos dar continuidade a parte das atividades desenvolvidas pela  Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que funcionou no Instituto de abril de 1996 a outubro de 2014.

Em paralelo a isso, o grupo pretende aprofundar, em nível teórico e conceitual, o caráter interdisciplinar das pesquisas em direitos humanos, colocando à prova seus pontos de tangenciamento e erosão na consolidação ou depreciação das democracias.

Para maior abrangência da proposta, o grupo inclui em seu trabalho os estudos sobre a memória social e política, que hoje são praticamente inextrincáveis das reflexões sobre o direito em suas dimensões subjetiva, cultural, social e política, o que é evidenciado por pesquisas, museus, memoriais e lutas em torno da memória em todo o mundo.

O aspecto interdisciplinar das atividades tem como suporte a diversidade disciplinar dos integrantes, que são das áreas de psicanálise, psicologia, filosofia, sociologia, teoria e crítica literária, direito, teoria política contemporânea, história, educação, antropologia e ciência política.

Os integrantes participam de diversas redes, o que possibilita ao grupo a interação com outras iniciativas e pesquisadores nos âmbitos nacional e internacional.

Os resultados das pesquisas serão apresentados e debatidos em seminários, de modo a contribuir para a formação de uma cultura política fundada nos princípios da democracia e dos direitos humanos.

O período previsto para o grupo atingir seus objetivos é de cinco anos.

Conheça os integrantes do grupo.