Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Pesquisa / Lógica e Teoria da Ciência

Lógica e Teoria da Ciência

por Marilda Gifalli - publicado 14/06/2013 17:25 - última modificação 14/10/2014 08:35

Coordenado atualmente pelo professor Jair Minoro Abe, o grupo teve como seu primeiro coordenador o professor Newton C. A. da Costa (Departamento de Filosofia da FFLCH-USP), e foi constituído no IEA em novembro de 1986.

A partir do início de 1987, foram realizados seminários semanais, alternando-se reuniões de Lógica e de Filosofia da Ciência, às sextas-feiras, em encontros realizados tanto na sede do IEA, como no Departamento de Filosofia da FFLCH. A organização das reuniões sobre Lógica esteve a cargo dos profs. Leila Z. Puga, do Departamento de Matemática da PUC-SP, e Elias H. Alves, do Departamento de Filosofia do IFCH-UNICAMP. As reuniões de Filosofia da Ciência foram organizadas pelos profs. José Chiapin e Ernesto Plantino, ambos do Departamento de Filosofia da USP. O Grupo contou, também, com atividades no campo da História da Ciência, a cargo do prof. Pablo Manconda (FFLCH).

As principais linhas de pesquisas nas quais o Grupo está engajado são as seguintes:

a) Lógica:

1) Lógicas Não-Clássicas, especialmente tópicos de Teoria de Modelos Paraconsistentes, de Lógica Paracompleta e de Lógica Não-Reflexiva. Foram tratadas, também, questões de Matemática Paraconsistente.

2) Lógica Deôntica: sistemas heterodoxos de Lógica Deôntica e problemas originados pela Lógica Legal e Informática Jurídica.

3) Lógica Intencional: investigação de sistemas heterodoxos de Lógica Modal e das aplicações metamatemáticas desta última disciplina.

b) Filosofia da Ciência:

1) Probabilidade e indução em ciência, especialmente o desenvolvimento de uma lógica indutiva baseada no conceito de verdade pragmática.

2) Aplicações da Teoria dos Modelos em Filosofia da Ciência.

3) Lógica da Aceitabilidade em Ciências Empíricas.

4) Estudo crítico da posição de B. van Fraasen em Teoria da Ciência.

c) História da Ciência:

1) Estudo da obra de Galileu e tradução de vários de seus trabalhos.

As atividades do Grupo de Lógica e Filosofia da Ciência, que já estão resultando em artigos e intervenções científicas na área, contaram não apenas com a contribuição dos especialistas já mencionados, como também de vários outros, tanto da USP como de outros centros. Pode-se mencionar, como exemplo, os seguintes participantes: Mineko Yamashita e Celina Abar, da PUC-SP, Décio Krause, da Universidade Federal do Paraná, Steve French, A. M. Sette e Walter Carnielli, da UNICAMP, Jair Minoru Abe, da UNESP, e Richard Epstein, dos Estados Unidos. Além disso, o Grupo pode contar ainda com a presença catalisadora do prof. Atsuyuki Suzuki, engenheiro eletrônico, matemático, especialista em inteligência artificial, titular da Universidade de Shizuoka, Japão. O prof. Suzuki desenvolveu suas atividades no IEA, como professor-visitante, no período de novembro de 1987 a janeiro de 1988, sob a organização e coordenação do prof. Jair Minoro Abe.