EngenhariaData

por Rafael Borsanelli - publicado 28/01/2013 16:30 - última modificação 17/05/2018 09:32

Projeto vencedor de edital da Pró-Reitoria de Pesquisa que visa transformar dados do universo da Engenharia em indicadores de inovação e competitividades no Brasil

O Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC) vem elaborando, desde junho de 2011, o EngenhariaData, um sistema de indicadores de engenharia. Sua primeira versão já está disponível para consulta pública, no endereço engenhariadata.oic.nap.usp.br e os trabalhos do Observatório continuam para o aperfeiçoamento do Portal e ampliação dos dados e operações disponibilizadas.

Logomarca EngenhariaData

Tal projeto foi um dos contemplados em disputa interna da USP, via edital com avaliadores externos (alguns do exterior), em processo coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. O EngenhariaData traduz a vocação do OIC de elaborar pesquisas, estudos e análises sobre inovação e sociedade do conhecimento, de modo a contribuir com geração de conhecimento e, através dela, propiciar melhor discussão de políticas públicas e de estratégias empresariais pró-inovação.

O EngenhariaData é simultaneamente um componente do InovaçãoData, um sistema de indicadores de inovação (que se acrescentam aos tradicionais ofertados pela Pintec/IBGE) a ser futuramente desenvolvido pelo NAP-OIC e um sistema em si, autônomo, capaz de propiciar discussão específica e contribuir para o debate sobre a engenharia, seus problemas e desafios. Tendo como inspiração o sistema de indicadores de ciência e engenharia dos Estados Unidos, publicado pelo National Science Board, órgão da National Science Foundation, mas superando-o em funcionalidades, prevê a disponibilização, num único local, das principais séries de dados sobre engenharia, facilitando a consulta e possibilitando aos interessados elaborarem suas próprias análises. Além de disponibilização de dados primários e de séries de indicadores típicos que possibilitam comparações internacionais – como número de engenheiros por 10.000 habitantes ou número de formados em engenharia relativamente ao total de formados no ensino superior por ano, o EngenhariaData vai disponibilizar estudos e análises sobre questões importantes para o debate nacional, tais como: “faltam engenheiros no Brasil?”; “haverá engenheiros suficientes no futuro?”; “quantos engenheiros estamos formando?”; “qual a relação entre o emprego de engenheiros e desempenho inovador das empresas?”; entre outras.  Com isso, visa a contribuir para a discussão dos desafios que emergem no novo ciclo de desenvolvimento econômico do Brasil, subsidiando a melhoria de políticas públicas e privadas.

Assim, o EngenhariaData consiste na construção de um amplo e consistente sistema de indicadores e estudos que permita avaliar a qualidade, o escopo e a vitalidade das engenharias no Brasil, viabilizando análises regionais, setoriais e comparações internacionais. Para tanto, estamos trabalhando com indicadores econômicos, sociais, tecnológicos, educacionais e políticos que abarcam a cadeia das engenharias, tais como: a) educação formal, da educação básica ao ensino superior, inclusive pós-graduação; b) mercado de trabalho das engenharias (emprego, salário, trajetórias profissionais e assemelhados); c) pesquisa e desenvolvimento; d) publicações; e) empresas de serviços de engenharia.

A primeira versão do EngenhariaData já está disponível para consulta pública.  Acesse agora mesmo: engenhariadata.oic.nap.usp.br.

 

Seja um parceiro do EngenhariaData!

Procure-nos através do mail msalerno@usp.br ou através do telefone (11) 3091-1693.