Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A participação na saúde pública

A participação na saúde pública

por Flávia Dourado - publicado 26/10/2012 00:00 - última modificação 04/02/2016 15:46

O filósofo da ciência Nicolas Lechopier faz no dia 21 de novembro seu segundo seminário como pesquisador visitante do IEA. Dessa vez o tema é Participação e Saúde Pública.

Participação e Saúde Pública é o tema do segundo seminário com o filósofo da ciência Nicolas Lechopier, da Université Claude Bernard Lyon 1, França, no dia 21 de novembro, às 9h30, no IEA. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.

Segundo Lechopier, a participação constitui um aspecto central das práticas contemporâneas da saúde pública: "Ela implica efetivamente a constituição mais ou menos artificial de um coletivo, acarreta certos modos de legitimação dos saberes locais e coloca problemas em termos de acordos sobre os valores epistêmicos.

Na sua análise, Lechopier baseia-se em correntes contemporâneas (biopedagógicas, «nudges», práticas de educação popular) ligadas a regimes diferentes de participação, isto é, a configurações variadas de poderes e saberes.

No primeiro seminário, no dia 31 de outubro, ele tratou das quatro tensões estruturais que, na sua opinião, percorrem o campo da saúde pública: os conceitos de saúde e doença; os diferentes regimes de legitimidade presentes; o lugar das diferentes ciências na avaliação dos riscos e das políticas; e a consideração dos determinantes sociais da saúde.

Os dois seminários são preparatórios para a mesa-redonda Etapas para uma Abordagem Crítica dos Dispositivos de Saúde Pública, que acontecerá no dia 5 de dezembro, às 9h30, no IEA.

Lechopier integra também o Instituto Francês de Educação da Escola Normal Superior de Lyon. É doutor em filosofia e história da ciência pela Universidade Paris 1—Panthén-Sorbonne (2007) e realizou pesquisa de pós-doutorado na USP (2008-2009)  junto ao Projeto Temático Fapesp Gênese e Significação da Tecnociência, coordenado por Pablo Mariconda e vinculado ao grupo de pesquisa do IEA. Também cumpriu programa de pós-doutorado na Universidade do Quebec em Montreal, Canadá.

As áreas de pesquisa de Lechopier são: ética da ciência; epistemologia social e ética da saúde pública; educação e promoção da saúde; e abordagens participativas e comunitárias. Ele é autor de "Les Valeurs de la Recherche — Enquête sur la Protection des Donnés Personnelles en Épidémiologie" (2011) e, junto com G. Marmasse, de "La Nature entre Sciences et Philosophie" (2008).