Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / Universidade de Gana, Gana

Universidade de Gana, Gana

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 07/02/2020 11:41

Prazo de inscrição: 31/03/2020

Maria Sibylla Merian Institute for Advanced Studies in Africa (Miasa) se dedica à pesquisa em ciências humanas e sociais, tendo como tema central a governança sustentável. Subtópicos mais específicos sob este guarda-chuva incluem, destacadamente, democracia sustentável, paz sustentável e gestão de conflitos, e transformação ambiental, bem como migração e deslocamento, restituição de objetos culturais e pesquisa em direitos humanos. Os objetivos gerais do Miasa são trabalhados no sentido de reduzir as assimetrias globais na produção de conhecimento e o fosso cultural entre as Áfricas anglófona e a francófona. Criado em 2018, o instituto serve como um centro de intercâmbio, networking e colaboração entre os principais pesquisadores da Alemanha, de Gana, dos continentes africano e europeu, e além. Está localizado no belo campus da Universidade de Gana em Legon (Accra).

O Miasa oferece tempo e espaço para apoiar projetos acadêmicos inovadores em ciências humanas e sociais de alta qualidade internacional. Os projetos são apoiados por meio de diferentes tipos de bolsas: individuais, em parceria e para membros dos chamados Interdisciplinary Fellow Groups (IFGs). De 2021 a 2026, o instituto concederá cerca de 20 bolsas por ano no total.

Atualmente, estão abertas as seguintes chamadas:

Cinco bolsas individuais (3 a 5 meses de duração) para 2021

Os pesquisadores terão a oportunidade de conduzir um projeto de sua própria escolha, podendo ser de natureza de iniciação, continuação ou conclusão. Os candidatos aprovados receberão todos os direitos e estarão sujeitos a todas as obrigações correspondentes a quaisquer bolsistas do Miasa para o período acordado.
Leia mais

Interdisciplinary Fellow Groups (IFGs) em 2021

Os IFGs são o principal instrumento do Miasa, promovendo pesquisa de primeiro calibre na área de governança sustentável e seus subtópicos. Em 2021, o instituto financiará um IFG de 1º de fevereiro a 31 de maio e outro de 1º de setembro a 31 de dezembro. Um IFG reúne até seis bolsistas por um período de quatro meses.
Leia mais