Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 00:00 - última modificação 27/01/2021 11:09

Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 16/09/2021 12:19

Prazo de Inscrição: 06/07/2021

O Programa de Bolsas de Estudo dos Institutos Franceses para Estudos Avançados oferece bolsas de 10 meses de duração em seus cinco institutos em Paris, Lyon, Marselha, Montpellier e Nantes. São aceitas inscrições de acadêmicos e cientistas internacionais de alto nível, principalmente nas áreas de ciências sociais e humanas. O instituto de Paris também acolhe projetos na interface com as ciências cognitivas e neurocientíficas.

Os interessados ​​devem ter uma forte inclinação interdisciplinar e almejar um grande avanço em seu tema de estudo ou em seus métodos. Um critério de seleção essencial é a capacidade dos projetos propostos de explicitar seu impacto potencial além de seu campo/disciplina e, possivelmente, além da academia. Será dada prioridade a projetos que abordem desafios sociais ou que ofereçam perspectivas inovadoras sobre o funcionamento dos seres humanos e das sociedades.

Os bolsistas FIAS se beneficiarão do apoio e do ambiente científico propício oferecido pelos institutos, em uma coorte interdisciplinar de bolsistas e em estreita relação com o potencial de pesquisa local. Haverá liberdade para organizar seu trabalho e realizar pesquisas como desejarem.

Posições disponíveis para o ano letivo de 2022-2023: 28

  • Paris: 17
  • Marselha: 4
  • Montpellier: 3
  • Nantes: 4

 

Leia mais sobre a chamada

Universidade Centro-Europeia, Hungria

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 16/09/2021 12:19

Prazo de Inscrição: 25/08/2021

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade Centro-Europeia de Budapeste, na Hungria, oferece bolsas de estudo para jovens acadêmicos seniores e promissores altamente talentosos que procuram passar de seis a dez meses em uma comunidade intelectual interdisciplinar enquanto realizam suas próprias pesquisas. Atualmente, são aceitas inscrições para vários programas de bolsas.

Leia mais no site da instituição

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 05/07/2021 10:38

Prazo de inscrição: 04/06/2021 e 05/07/2021

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

Os programas de financiamento buscam aumentar a cooperação internacional em pesquisa e apoiar a mobilidade de pesquisadores. Eles financiam estadias temporárias (de um a três meses) no Zukunftskolleg para intercâmbio internacional entre pares. Estão abertos a todos os membros da rede Ubias. O objetivo das visitas de pesquisa é fornecer uma oportunidade de se envolver em um projeto de pesquisa na Universidade de Konstanz, idealmente em colaboração com um bolsista do Zukunftskolleg. Nenhuma limitação é colocada na área de pesquisa dentro das ciências humanas, naturais e sociais. É encorajado o estudo interdepartamental e interdisciplinar. O subsídio cobrirá os custos de viagem e acomodação, além de uma contribuição para o custo de vida.

Mais informações sobre a oportunidade
Pôster

Universidade de Waseda, Japão

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 10/06/2021 12:31

Prazo de inscrição: 08/06/2021

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Waseda (WIAS) está recrutando pesquisadores capazes de empreenderem projetos de pesquisa altamente criativos e que tenham o potencial de desenvolver novos campos de estudo nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Naturais. Os pesquisadores deverão ministrar pelo menos uma disciplina de extensão anual (equivalente a duas disciplinas de extensão semestral), podendo ministrar até três delas (ou seis, na equivalência). O perfil dos candidatos deve incluir a obtenção do título de doutor (preferencialmente concedido após 01/04/2012) até a data de divulgação dos resultados.

Leia mais sobre a chamada

Universidade de Durham, Inglaterra

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 05/07/2021 10:38

Prazo de inscrição: 25/06/2021

O Instituto de Estudos Avançados (IAS) é um dos principais institutos de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Durham, fornecendo um fórum para debate e colaboração em todo o espectro disciplinar. Durham oferece aos bolsistas tempo e liberdade para pensar, longe das exigências de suas vidas profissionais cotidianas. Ao recrutar pesquisadores de todo o mundo, o IAS promove um ambiente intelectual estimulante no qual pensadores de diversas origens culturais e disciplinares podem trocar ideias. Os candidatos podem ser de qualquer disciplina acadêmica ou formação profissional.

A cada ano, o IAS apoia uma série de projetos de pesquisa colaborativa financiados. As bolsas estão disponíveis em www.durham.ac.uk/research/institutes-and-centres/advanced-study/projects/future-projects/. Os candidatos também podem se inscrever para visitar Durham por um período para trabalhar em outras pesquisas interdisciplinares colaborativas com acadêmicos da Universidade de Durham. Todos os candidatos devem ter um anfitrião em Durham e um plano de bolsa composto de forma colaborativa.

Mais informações