Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de Pesquisa

Oportunidades de Pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 28/06/2018 08:49

9º edital do programa das “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 05/10/2018 11:40

Prazo de inscrição: 20/11/2018

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP) e a Universidade do Estado de São Paulo « Júlio de Mesquita Filho » (UNESP), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), lançam, pelo nono ano consecutivo, o edital no marco do programa de “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”.

As cátedras são destinadas para professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas e têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes. Co-dirigidas com um professor anfitrião brasileiro, elas constituem uma excelente oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre instituições francesas e as Universidades do Estado de São Paulo, por meio de atividades de pesquisa, de ensino e de divulgação científica.

As propostas de cátedras para o ano 2019 deverão ser encaminhadas até 20 de novembro de 2018, de acordo com as modalidades indicadas na chamada a candidaturas.

Para a USP, a submissão de propostas deverá ser feita pelo professor anfitrião USP por meio do Sistema Mundus: Edital 974 Cátedras Franco Brasileiras 2019.

Eventuais dúvidas operacionais poderão ser encaminhadas via Fale Conosco do Sistema Mundus (assunto "Editais-Intercâmbios").

Universidade Técnica de München, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 14/09/2018 16:25

Prazo de inscrição: 24/10/2018

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade Técnica de München (TUM-IAS) solicita candidaturas para bolsas de estudo nas seguintes categorias:

  • Anna Boyksen Fellowships para cientistas de destaque externos à TUM que pretendem explorar temas relevantes de gênero e diversidade no contexto do portfólio de assuntos da TUM;
  • Hans Fischer Fellowships para cientistas em início de carreira externos à TUM;
  • Hans Fischer Senior Fellowships para renomados cientistas internacionais externos à TUM;
  • Rudolf Diesel Industry Fellowships para pesquisadores altamente qualificados da indústria.

 

O TUM-IAS concederá até duas das bolsas de estudo Hans Fischer e/ou Hans Fischer Senior a candidatos de uma instituição de origem na África e/ou na América Latina (todos os países americanos, com exceção do Canadá e dos EUA). Os candidatos a essas bolsa passarão pela mesma avaliação que os outros candidatos, mas, no caso deles, fatores de avaliação local também serão levados em consideração. Os bolsistas receberão os benefícios regulares das bolsas.

Mais informações sobre os programas de bolsas individuais podem ser encontradas no site do Instituto.

Página da instituição

Universidade de Helsinki, Finlândia

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 28/08/2018 11:11

Prazo de inscrição: 13/09/2018

Helsinki Collegium for Advanced Studies se dedica à pesquisa de excelência nas ciências humanas e sociais (incluindo direito, ciências comportamentais e teologia), promovendo a interação entre diferentes campos acadêmicos e a cooperação internacional em pesquisa. Em setembro de 2018, o Collegium convida pesquisadores estrangeiros para concorrerem a:

  • Bolsas regulares. De 10 a 15 vagas para pesquisadores em pós-doutoramento, pesquisadores universitários e diretores de pesquisa para posições assalariadas com início em 01/09/2019. Os períodos para diretores de pesquisa variam de meio a um ano, enquanto que os períodos para pesquisadores de pós-doutoramento e universitários variam de um a dois anos. Os candidatos para os cargos de pós-doutoramento devem possuir doutorado e espera-se que demonstrem a capacidade de conduzir trabalhos acadêmicos independentes. Os candidatos para os postos de pesquisador universitário devem possuir doutorado e fornecer evidências de experiência em pesquisa de alto nível. Candidatos ao cargo de diretor de pesquisa deverão apresentar experiência e qualificações equivalentes às de um nomeado para um cargo de professor titular. Todos os candidatos precisarão demonstrar sua capacidade de trabalhar e colaborar em um ambiente de pesquisa internacional de alto nível.
  • Bolsas de pós-doutoramento em artes. Duas vagas para pesquisadores em pós-doutoramento na área de artes para o período de 01/09/2019 a 31/08/2020. Os requisitos para o cargo incluem um grau de doutoramento, bem como experiência de trabalho artístico e pesquisa artística. Representantes de todos os campos artísticos podem se inscrever. As bolsas nas artes são financiadas pela Fundação Kone.

Universidade de Strasbourg, França

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 06/08/2018 11:12

Prazo de inscrição: 10/09/2018

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Strasbourg (Usias) lançou o seu edital para o programa de bolsas para pesquisadores de 2019. O Usias apoia a excelência e a originalidade de pesquisa em todos os domínios científicos. A cada ano, são selecionados de 10 a 20 bolsistas para participarem do programa por períodos que variam de três meses a dois anos. Pesquisadores de fora da instituição estão especialmente convidados a se inscreverem.

    Mais informações na página da instituição

    Bolsa de PD em Ciências Sociais e Ambientais

    por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 30/07/2018 15:27

    Prazo de inscrição: 31/08/2018

    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está oferecendo duas bolsas de pós-doutoramento vinculadas à Universidade de São Paulo (USP) que integram o Projeto GLOCULL “Inovações Alimento-Água-Energia globalmente e localmente sustentáveis em Laboratórios Urbanos Vivos”, apoiado por Belmont (http://www.belmontforum.org/) e JPI Urban Europe (jpi-urbaneurope.eu/) como parte da chamada international Sustainable Urbanisation Global Initiative – SUGI (https://jpi-urbaneurope.eu/calls/sugi/).

    As bolsas terão duração de 24 meses e suas condições seguem as normas da Fapesp (http://www.fapesp.br/270). Os estágios de pós-doutoradamento serão relizados na USP, em São Paulo/SP.

    Mais infomações sobre a oportunidade