Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Professores Seniores

Professores Seniores

por Marilda Gifalli - publicado 10/04/2013 12:15 - última modificação 16/01/2018 10:39

Docentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa Professor Sênior, regulado pela  Resolução nº 6.073/12.

O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento, devendo ser formalizado pela unidade ou órgão onde o docente atuará, sem gerar vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária.

No caso do IEA, cabe ao Conselho Deliberativo (CD) avaliar o plano de atividades proposto e a qualificação acadêmica do interessado, tendo em vista os interesses institucionais.

Para se candidatar, o docente deve ter ao menos o título de doutor, ter tido comprovada atuação como docente da USP e estar aposentado, ter requerido a aposentadoria ou estar a menos de seis meses da aposentadoria compulsória, que se dá aos 75 anos de idade.

Poderão ser admitidos docentes que não possuam o título de doutor, desde que atendam às demais exigências, tenham reconhecido saber e obtenham o voto favorável de ao menos dois terços dos membros do CD.

Uma vez aprovado seu ingresso no programa, o interessado deverá firmar um Termo de Colaboração com o instituto válido por dois anos, prazo que poderá ser renovado mediante a assinatura de novo termo.

Mahir Saleh Hussein

Professor senior - Mahir Saleh Hussein

Físico, foi professor do Instituto de Física da USP durante 35 anos. No IEA, além de professor sênior, Mahir Saleh Hussein também coordena o Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear.

Conheça o projeto: Astrofísica Nuclear


José Álvaro Moisés

Professor senior - José Álvaro Moisés

Cientista político e social, é professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da USP. José Álvaro Moisés coordena no IEA o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia. Em 2016 se tornou também professor sênior.

Conheça o projeto: Qualidade da Democracia - Continuidades e Novos Desenvolvimentos

Mário de Vivo

Professor senior - Mario de Vivo

O biólogo Mário de Vivo, que foi professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP, em Ribeirão Preto, teve seu projeto de professor sênior aprovado em 2017. Ele pretende escrever o livro “Taxonomias da Mente: A Estrutura Biológica e Cultural de Quem Nós Somos


Marina Massimi

Professor Senior - Marina MassimiEspecialista em história da psicologia, Massimi dará continuidade ao projeto "Processos psicológicos na história dos saberes na cultura brasileira do século XVI ao século XVIII: sistematização e catálogos das fontes", que desenvolve desde fevereiro de 2015, com apoio do CNPp, e à orientação de projetos de iniciação científica e mestrado. Foi professora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP).