Plano de Trabalho

por Marilda Gifalli - publicado 10/04/2013 18:20 - última modificação 02/08/2019 15:38

Descouvemont é pesquisador da Université Libre de Bruxelles, Bélgica, onde investiga temas ligados à física e astrofísica nuclear. Ele ficará em visita ao IEA, com apoio da Fapesp, até o dia 31 maio de 2013, quando desenvolverá estudos sobre núcleos exóticos (núcleos ricos em nêutrons ou prótons) em parceria com o Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional.

Seu plano de pesquisa para a estadia no Instituto é dividido em duas frentes: suporte teórico para experimentos, que contará com a colaboração das professoras Alinka Lépine-Szily, do Instituto de Física (IF) da USP, e Marlete Pereira Assunção, da Unifesp; e extensões do método Continuum Discretized Coupled Channel (CDCC) para modelos de agrupamentos atômicos microscópicos, que terá a cooperação de Mahir Saleh Hussein, professor do IF e coordenador do Grupo.

Na primeira frente, Descouvemont planeja analisar novos dados através da teoria da matriz R. De acordo com ele, sua maior contribuição será aplicar a Teoria da Excitação de Coulomb. Já na segunda, o pesquisador pretende resolver a equação de Schrödinger para reações em que um projétil apresenta estrutura atômica de agrupamento com baixa energia de dissociação.

Além das atividades de pesquisa a serem realizadas em parceria com o Grupo e com professores do IF, Descouvemont participará de eventos no IEA, previstos para acontecer em abril.