Osvaldo Frota Pessoa Jr.
Projeto: Fundamentos da Física: O Uso da Linguagem Computacional para Representar Aspectos da Dinâmica de Teorias Científicas. 03 de março de 1997 a 03 de março de 1999 Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1982) , graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1984) , mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985) , doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Indiana University (1990) e pos-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Professor da Universidade Federal da Bahia e Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica Quântica, Problema da Medição, Medições Generalizadas, Criptodeterminismo, Colapso do Pacote de Onda. RelacionadoARTIGO Revista Estudos Avançados, v.14, (39) - 2000 Outras atividades Histórias das Ciências possíveis: A pesquisa concentrou-se na leitura secundária em aproximadamente 350 artigos que tiveram informações relevantes armazenadas em computador. Fundamentos da Física: Foram realizadas as seguintes discussões no Instituto de Física: Experimento da Escolha Demorada (11/03/99); Saltos Quânticos (26/03/99); Filosofia da Teoria Quântica (01/04/99), Modelo de Fröhlich (03/06/99); Existem ondas vazias? (10/09/99) Organização de conferências: Foram organizados os seguintes eventos: Visões de Ciência – Encontros com Sokal e Bricmont; Simpósio David Bohm – Fundamentos da Física. Tradução do artigo: “O Processo Decisório na Implantação do Laboratório Nacional de Luiz Sincroton:, realização do curso “Fundamentos da Mecânica Quântica”, na pós-graduação do IF-USP; Participação no “I Encontro Internacional de Informação, “Conhecimento e Aprendizagem”, na Faculdade de Filosofia da UNESP, em Marília. Resenhas dos livros: “Da Vida sem genes à construção dos anjos”; “O Porta-Voz do planeta azul”, “Cotidiano Quântico”. Participação em duas bancas de doutorado Orientação dos seguintes alunos na área de Ensino da Ciência: Roberto Monenegro (doutorado) e Walkiria Reche da Silva (mestrado). |