A Qualidade da Educação Básica
Um dos temas consensuais da sociedade brasileira é o da urgente necessidade de melhoria substancial do padrão de qualidade da educação básica (ensino fundamental e ensino médio).
Em sintonia com o esforço de vários setores e instituições empenhados nessa transformação, o IEA e Faculdade de Educação da USP decidiram realizar neste ano de 2007, uma programação que possibilite uma análise crítica do problema e também forneça subsídios para a formulação de propostas para esse melhoria.
As atividades do ciclo "A Qualidade da Educação Básica" terão quatro linhas de análise:
• o próprio conceito de qualidade da educação;
• os vários determinantes da qualidade;
• as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade;
• a atenção às diferenças.
Serão quatro mesas-redondas, complementadas pela apresentação de documentários e de depoimentos (ao vivo ou em vídeo) de representantes de professores, dirigentes da educação, associações de pais de alunos, entidades empresariais e de trabalhadores, movimentos rurais e ONGs. O ciclo tem a coordenação da diretora da FE/USP, Sonia Penin, e de dois outros professores da faculdade, Elba Siqueira de Sá Barreto e Nílson José Machado.
A primeira mesa-redonda será sobre "Qualidade da Educação: Conceitos e Representações", no dia 26 de abril, às 9h30, com a participação de Carlos Roberto Jamil Cury (PUC/MG, UFMG, Conselho Nacional de Educação e Capes) e Maria Malta Campos (PUC/SP e Fundação Carlos Chagas). O objetivo desse encontro será promover uma reflexão que contemple as expectativas da sociedade sobre a educação básica no mundo contemporâneo e leve em conta as diferenças na concepção de qualidade expressas pelos diversos atores sociais e as formas de organização da escola.
A segunda mesa-redonda será em junho, com o tema "As Multideterminações da Qualidade". Com base em diferentes matrizes teóricas, a idéia desse segundo evento do ciclo é identificar e discutir os fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. Serão contempladas as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.
Em agosto, o tema será "A Qualidade no Ensino, no Projeto Educativo e na Gestão da Escola". Nessa mesa-redonda, o objetivo é chamar a atenção para elementos que têm servido como referência em propostas inovadoras, no que diz respeito ao seu projeto político-pedagógico, infra-estrutura e recursos alocados.
O quarto encontro, em outubro, discutirá a questão "A Atenção às Diferenças Faz Diferença na Qualidade do Ensino?". Nesse caso, a intenção é avaliar o quanto as questões de identidade e especificidades das culturas juvenis respondem pelas diferenças na qualidade do ensino.
Programação
26 de abril — Qualidade da Educação: Conceito e Representações
Debatedores: Carlos Roberto Jamil Cury (PUC/MG, UFMG, Conselho Nacional de Educação e Capes) e Maria Malta Campos (PUC/SP e Fundação Carlos Chagas).
Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP, Av. da Universidade, 308, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo.
Assista ao Vídeo
22 de junho — As Multideterminações da Qualidade
Debatedores: José Francisco Soares (FaE/UFMG), Eduardo Rios Neto (Cedeplar/UFMG), Robert Evan Verhine (FE/UFBA), Sandra Zakia de Souza (FE/USP e FCC) e (a confirmar) Juan Carlos Tedesco (Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina)
Coordenadora: Elba Siqueira de Sá Barreto (FE/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Assista ao Vídeo
16 de agosto — A Qualidade no Ensino, no Projeto Educativo e na Gestão da Escola
Debatedores: José Clóvis Azevedo (ex-secretário da Educação de Porto Alegre), Glaura Vasquez Miranda (ex-secretária de Educação de Belo Horizonte) e Sofia Lerche Vieira (ex-secretária de Educação do Ceará)
Assista ao Vídeo
18 de outubro — A Atenção às Diferenças Faz Diferença na Qualidade do Ensino?
Debatedores: Elie George Guimaraes Ghanem Junior (FE/USP e EACH/USP), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (CECH/UFSCar) e Sonia Penin (diretora da FE/USP)
Coordenador: Nílson José Machado (FE/USP)
Assista ao Vídeo
Leia mais sobre o assunto:
QUALIDADE DO ENSINO
Educação Pública: o Desafio da Qualidade
Avaliação, Ciclos e Qualidade do Ensino Fundamental: uma Relação a Ser Construída
Gestão, Avaliação e Sucesso Escolar: Recortes da Trajetória Cearense
Escola Plural
Educação e Apropriação da Realidade Local
Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais
Professores, Elo Frágil da Educação
Estudos Avançados, vol. 21, n. 60 - 2007
Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança
Estudos Avançados, vol.21, n. 61 - 2007
Veja também: Temas Atuais da Educação