Capital-Trabalho

por Marilda Gifalli - publicado 13/06/2013 16:55 - última modificação 17/10/2013 16:07

Por solicitação de entidades empresariais e de trabalhadores, o IEA iniciou em dezembro de 1991andaime - capa o Fórum Capital-Trabalho, com o Objetivo de tornar possível o diálogo sobre as convergências e divergências na análise dos principais problemas nacionais, sobretudo daqueles vinvulados às relações capital e trabalho

A primeira fase do Fórum ocorreu durante o primeiro semestre de 1992, culminando com a divulgação pública em 17 de junho das conclusões e recomendações atingidas. A segunda fase envolveu o grupo temático Aspectos Políticos da Renda e Modernização das Relações Capital-Trabalho. Durante o segundo semestre deste mesmo ano, o grupo discutiu a estrutura e organização sindical, negociação coletiva, revisão da legislação trabalhista, redefinição do papel da Justiça do trabalho e mecanismos alternativos para a solução de impasses.

Além desse grupo o Fórum foi constituído de grupos sobre Reforma do Estado, Reforma Fiscal e Revisão da Constituição, Política Agrícola, Industrial e de Comércio, e Política de Educação, Ciência e Tecnologia.

Participam do Fórum a Confederação Geral dos Trabalhadores, Cental Única dos Trabalhadores, Força Sindical, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Confederação Nacional do Transporte, Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Sociedade Rural Brasileira, Organização das Cooperativas do Brasil e Universidade de São Paulo.

Artigos

Fórum Capital-Trabalho: Conclusões e Recomendações

Carta Educação

Carta Ciência e Tecnologia

Revista Estudos Avançados, v.6, n.14 - 1992

Fórum Capital-Trabalho
CUT, CGT, CNT, FCESP, FIESP, FS, PNBE, SRB/OCB, IEA

Publicações: Textos (Relações Capital-Trabalho)