Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Projetos Institucionais / Programas e Projetos Anteriores / Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios

Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios

por Marilda Gifalli - publicado 17/06/2013 18:25 - última modificação 01/09/2014 15:58

David Braga JrCoordenação geral: Prof. David Braga Jr. (Ex-secretário de Saúde de Campinas e Ex-diretor do Hospital dos Servidores Públicos de São Paulo)

 

 

1) Demografia e Referencial Legal

18 de outubro de 2010

Os objetivos do ciclo são organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo para sua atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela Portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde.

Os expositores dessa primeira atividade do ciclo serão: Salete Maccalóz, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e professora da UFRJ e da Uerj, com experiência na área de direito privado; e Marília Louvison, mestre em saúde pública e médica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com experiência em saúde coletiva, com ênfase em gestão, planejamento e epidemiologia de serviços de saúde e em regulação, controle, avaliação e auditoria.

Os temas das outras mesas-redondas serão:

  • políticas públicas relacionadas;
  • fisiologia e fisiopatologia do envelhecimento;
  • modelos de atenção e de organização das redes de serviços e linhas de cuidados, financiamento, estrutura, processos e impactos;
  • formação e capacitação profissional;
  • sistema de informação;
  • trabalho, renda, previdência e assistência social;
  • empreendedorismo, lazer, entretenimento, cultura e arte;
  • aspectos urbanos e habitacionais;
  • hospitais, casas de repouso, asilos, residências protegidas;
  • questões jurídicas, custódia, interdição, tutela, herança, testamento;
  • questões relacionadas à bioética, a biologia x a biografia;
  • o direito relacionado à imagem, à linguagem e à memória; de decisão sobre a terminalidade da vida.

A partir desses debates, pretende-se constituir uma agenda voltada à melhoria da qualidade de vida dos idosos e vinculada aos seguintes aspectos:

  • promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  • atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;
  • estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;
  • provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;
  • estímulo à participação e fortalecimento do controle social;
  • formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;
  • divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;
  • promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa;
  • apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

VÍDEO

2) Políticas Públicas Relacionadas à Pessoa Idosa

24 de novembro de 2010

Expositores: Solange Kanso El Ghaouri, é pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).  Suas áreas de pesquisa são: Demografia, Políticas Sociais e Saúde com ênfase em Envelhecimento Populacional.

José Luiz Riani Costa, é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP, departamento de Educação Física - Câmpus de Rio Claro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Públicas Municipais Voltadas à População Idosa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e Saúde, Saúde do Idoso, Gestão da Saúde, Envelhecimento e Políticas Públicas.

Essa segunda mesa-redonda abordará o que existe e o que está sendo discutido sobre políticas públicas para o idoso, com o exame de experiências exitosas que possam contribuir para a formação e capacitação de profissionais para as atividades relacionadas com geriatria e gerontologia.
VÍDEO

3) Aspectos Urbanos e Habitacionais em uma Sociedade que Envelhece

29 de março de 2011

Expositor: Alexandre Kalache, consultor sênior da Academia de Medicina de Nova York, EUA, e Guita Grin Debert, do Departamento de Antropologia da Unicamp. A coordenação será de David Braga Jr, do Grupo Mais-Hospital Premier e coordenador do ciclo.

Alexandre Kalache
Alexandre Kalache

Alexandre Kalache é médico e pesquisador de saúde pública. Nos meados dos anos 70 foi para a Europa e lá permaneceu por 33 anos, sendo que nos últimos 13 anos dessa estada dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde. Kalache fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido. Atualmente tem se empenhado na criação de um Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento no Rio de Janeiro, onde pretende continuar suas pesquisas e sugerir melhorias para a qualidade de vida dos idosos.

guitadebert.jpg
Guita Grin Debert

Expositora: Guita Grin Debert possui doutorado em ciência política pela FFLCH-USP e estudos de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Integra a Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp e coordenada o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp. A ênfase de seu trabalho é em antropologia urbana, atuando principalmente com os temas velhice, família, curso da vida, gênero e violência. É autora de vários livros e artigos sobre esses temas.
VÍDEO

4) Fisiologia e Fisiopatologia do Envelhecimento

31 de maio de 2011

Expositores: Eduardo Ferriolli (FMRP-USP). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Geriatria, Epidemiologia e Nutrição (composição corporal, metabolismo energético e protéico, pelo emprego de isótopos estáveis e espectrometria de massa).

Wilson Jacob Filho (FM-USP). Especialista em Gerontologia pela SBGG em 2005; professor titular da disciplina de Geriatria da FMUSP em 2006. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Idoso, Envelhecimento e Atividade Física.

VÍDEO

5) Modelos de Atenção à Saúde de Idosos

14 de junho de 2011

Expositores: Luiz Roberto Ramos, da Unifesp. Desde 1991, dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de coorte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) que se mantêm até hoje, com financiamentos do CNPq e Fapesp. Em 1996, com apoio da Fapesp, fez o pós-doutoramento na Universidade de Harvard, na área de neuropsicogeriatria.  Sua principal linha de pesquisa é Epidemiologia do Envelhecimento.

Yeda Duarte da Escola de Enfermagem da USP.  Foi responsável pela criação do primeiro Curso de Graduação em Gerontologia sediado na Universidade de São Paulo. É co-lider do Grupo de pesquisa "Saúde Pública e Envelhecimento". Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Idosos, Assistência Domiciliária, Envelhecimento e Gerontologia.

VÍDEO

6) Universidade Aberta à Terceira Idade

ecleabosi.jpg
Ecléa Bosi

No dia 9 de agosto de 2011, às 14h, no IEA, Ecléa Bosi, professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, fará exposição sobre o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). O evento será o sexto encontro do ciclo "Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios", iniciativa do IEA, do Grupo Mais do Hospital Premier e de Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes. Ecléa é autora de "Cultura de Massa e Cultura Popular — Leituras de Operárias" e "Memória e Sociedade — Lembranças de Velhos", entre outros livros. Ao longo de sua carreira acadêmica tem realizado vários trabalhos sobre psicologia social e humanidades. Suas iniciativas resultaram na criação do Uati em 1993, com o objetivo de ampliar o acesso dos idosos à Universidade.

VÍDEO

7) Mediar, Medicar, Remediar e Paliar

Expositoras: Jane Dutra Sayd (IMS-Uerj). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido diretora e vice-diretora do Instituto de Medicina Social da UERJ no período 2000-2004. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Medicina, Ensino Médico, Planejamento Saúde.

Maria Goretti Maciel (HSPE-SP). Diretora do departamento de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

VÍDEO

8) Envelhecimento e Subjetividade

30 de setembro de 2011

As expositoras serão as psicanalistas Délia Catullo Goldfarb, Maria Júlia Kovács e Miriam Schenkman Chnaiderman.

Délia Catullo Goldfarb é psicanalista com especialização em gerontologia. Fez mestrado em psicologia clínica na PUC-SP e doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano no Instituto de Psicologia (IP) da USP. É professora e coordenadora do curso de psicogerontologia da PUC-SP. Seus principais temas de pesquisa são Alzheimer, depressão, cuidadores, demências, acompanhamento terapêutico com idosos, psicanálise e envelhecimento.

Maria Júlia Kovács é professora do IP-USP, onde obteve o doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano e coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte. O tema de sua tese de livre-docência foi "Educação para a Morte: Desafio na Formação de Profissionais de Saúde e Educação". Suas pesquisas tratam de morte, luto, bioética, formação de profissionais de saúde e educação.

Miriam Schenkman Chnaiderman fez mestrado em comunicação e semiótica na PUC-SP e doutorado em artes na USP. Dirigiu os curtas-metragens documentais "Dizem que Sou Louco" (1994), "Artesãos da Morte" (2001), "Gilete Azul" (2003), "Isso, Aquilo e Aquilo Outro" (2004), "Você Faz a Diferença" (2005) e "Passeios no Recanto Silvestre" (2006). Publicou dois livros sobre as relações entre arte e psicanálise: "O Hiato Convexo: Literatura e Psicanálise" (1989) e "Ensaios de Psicanálise e Semiótica" (1989).
VÍDEO

9) O Idoso na Imprensa

18 de outubro de 2011

Expositores: Manuel Carlos Chaparro ((ECA) — "Reproposta: A Experiência Inédita de um Jornal Feito por Idosos"; Júlio Abramczyk ("Folha de S.Paulo") — "A Importância da Abordagem Qualificada"; Fabiane Leite (Rede Globo ) — "O Desafio das Pautas e das Fontes".

 

10) Política Nacional da Pesssoa Idosa: Ações do Ministério da Saúde

25 de outubro de 2011

Expositora: Luiza Fernandes Machado Maia (Ministério da Saúde). É assistente Social com especialização/pós-graduação em Gerontologia e em Saúde da Família. Servidora pública federal do  Ministério da Saúde. Coordenadora Nacional da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde desde 2009, atuou na Gerência de Programas de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro de 2001 a 2009. Atua na área da saúde do idoso e envelhecimento desde 1986.

Direitos Humanos e a Questão do Sujeito de Direito - Leia mais…

 

Ciclo "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios" - 2º seminário -

clo "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios" - 4º seminário -

 

 

 

 

Ciclo “Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios” - 7º seminário -

 

 

Ciclo “Idosos