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São Paulo e Cidade do México: Velhos e Novos Atores

por Marilda Gifalli - publicado 07/08/2013 16:35 - última modificação 12/02/2016 10:26

Primeira Fase

2012

São Paulo e Cidade do México: Velhos e Novos Atores é o tema da sessão de encerramento do seminário do Projeto Comparativo São Paulo—Cidade do México, no dia 21 de agosto, às 17h30, na Sala de Eventos do IEA, atividade aberta ao público e com transmissão pela web.

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A urbanista mexicana Martha Schteingart, proponente do estudo comparativo entre as duas maiores metrópoles latino-americanas

A sessão apresentará os temas de estudos comparativos que serão definidos no seminário nos dias 20 e 21 de agosto. O objetivo deste é integrar pesquisadores mexicanos e da USP e definir um cronograma de trabalho para os próximos 12 meses e os produtos a serem elaborados no período. Os eixos temáticos dos estudos são: segregação, habitação e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; e meio-ambiente.

Pelo Colegio de México, participam Arturo Alvarado, do Centro de Estudios Sociológicos; Martha Schteingart, José Luis Lezama, Vicente Ugalde e Araceli Damián, os quatro do Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales; e José Luis Méndez, do Centro de Estudios Internacionales. Pela USP, participam Suzana Pasternak e Camila D'Ottaviano, ambas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Sérgio Adorno, Lúcio Kowarick e José Álvaro Moisés, os três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Neli Aparecida de Mello-Théry, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each). A coordenação do projeto é de Martha Schteingart e Camila D'Ottaviano.

Martha Scheteingart já participou das atividades do IEA em novembro de 2010, quando fez três conferências: A Pesquisa Urbana no México e na América Latina — Orientações Teóricas e Temas Relevantes; A Divisão Social do Espaço e a Habitação Popular nas Cidades Latino-Americanas — Aspectos Teórico-Metodológicos e Resultados de uma Pesquisa para as Principais Metrópoles Mexicanas; Cidade e Meio Ambiente — Expansão Urbana e Impacto Ambiental na Cidade do México. Os vídeos desses eventos estão na seção da Midiateca Online do Instituto.

O projeto integra a agenda de atividades da metacuradoria O Comum do IEA, voltada à pesquisa e análise crítica de temas de impacto direto na vida social.

20 e 21 de agosto

SAO PAULO E CIDADE DO MEXICO: VELHOS E NOVOS ATORES

Seminário do Projeto Comparativo São Paulo - Cidade do México

Coordenadoras: Martha Schteingart (Colegio de México) e Camila D’Ottaviano (FAU)

A sessão apresentou os temas de estudos comparativos que foram definidos no seminário nos dias 20 e 21 de agosto. O objetivo deste foi integrar pesquisadores mexicanos e da USP e definir um cronograma de trabalho para os próximos 12 meses e os produtos a serem elaborados no período. Os eixos temáticos dos estudos são: segregação, habitação e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; e meio-ambiente.

O Projeto Comparativo São Paulo-Cidade do México integra a agenda de atividades dasmetacuradorias Glocal e O Comum. A primeira destina-se à pesquisa e análise crítica das interrelações global-local; a segunda é voltada aos temas de impacto direto na vida social.

Resumo das apresentações do Colégio do México

JOSÉ LUIS MÉNDEZ

Esta ponencia consistirá de tres secciones. Primero presentará un marco conceptual en el que se concibe el liderazgo político como capacidad estratégica (más que como carisma) en el contexto del debate que se ha dado en la Ciencia Política y la Sociología sobre el papel en los procesos políticos de las instituciones vis a vis los agentes. Una segunda sección presentará cuatro casos para fundamentar empíricamente la concepción presentada del liderazgo político: Fox y Calderón en México y Cardoso y Lula da Silva en Brasil. Una tercera sección de carácter exploratorio discutirá muy brevemente las condiciones para el liderazgo político en el nivel local en México y Brasil, con referencia al Distrito Federal y al municipio de Sao Paulo, respectivamente, con algunas breves referencias a los últimos alcaldes de ambas localidades. Espero que la discusión de la ponencia me ayude a explorar posibilidades para enriquecer con casos locales mi investigación en curso sobre el liderazgo político.

MARTHA SCHTEINGART
Esta ponencia tiene por objetivo presentar una síntesis de un amplio trabajo sobre la división social del espacio y la segregación en la Zona Metropolitana de la Ciudad de México, basado en el análisis de los datos censales, tanto a nivel de las unidades político administrativas como  de unidades más pequeñas, que en México existen desde 1990, llamadas Áreas  Geoestadísticas Básicas (AGEB). Estas últimas unidades de análisis han permitido un estudio mucho más detallado de estos fenómenos de la desigualdad, y sobre todo de la segregación urbana.  Si bien las conclusiones de estos estudios, principalmente de tipo estadístico y cuantitativo, no nos han dado elementos suficientes para poder explicar el origen y cambios de tales fenómenos de desigualdad y segregación, si nos hemos acercado a algunas explicaciones a través de la vinculación entre los fenómenos  observados en el análisis cuantitativo y una descripción de los impactos de las políticas y programas de vivienda en distintas áreas de la ciudad. Sobre todo se hará referencia a la presencia y perpetuación de los espacios de la pobreza ejemplificados por los asentamientos irregulares, y  a los programas habitacionales con apoyo del Estado que se han sucedido en las últimas décadas.

El trabajo culminará ubicando los resultados de nuestra investigación  en el contexto latinoamericano, y por supuesto sería de gran interés poder comparar nuestras conclusiones  con las referidas a temas similares en el caso de San Pablo.

ARACELI DAMIÁN

En este trabajo se abordará primero la influencia de las agendas de los organismos internacionales en el concepto de pobreza adoptado en México; se expondrá luego cómo la visión dominante sólo reconoce la pobreza extrema, lo cual ha tenido repercusiones en la elaboración de programas acotados, desde el gobierno federal, que hasta 2000 fue el principal protagonista de la "lucha contra la pobreza". Se resaltará el desconocimiento de los derechos socioeconómicos de los pobres urbanos a consecuencia de esta postura. Una vez aterrizada esta idea, se abordará en qué medida el gobierno de la Ciudad de México ha tenido una posición dual, al reconocer carencias en dimensiones más amplias del bienestar, pero sin tener una respuesta clara para afrontar la complejidad de la pobreza, minimizándola en los planteamientos de la política social.

VICENTE UGALDE
El objetivo de esta presentación es discutir la respuesta gubernamental al problema de los residuos en México. El trabajo se enfoca en aspectos más políticos que técnicos, tales como analizar y comparar la evolución de las concepciones de los residuos en el régimen jurídico mexicano, el enfoque de gestión de los residuos que de cada una de ellas resulta y la forma en como ello se refleja – o no- en las acciones y programas que han sido implementados. Con este propósito, la presentación reconstruye el proceso por el que los residuos son definidos como problema público e inscritos en la agenda política. Este proceso no depende exclusivamente de la voluntad política de las autoridades sino que es resultado de interacciones entre varios actores y organizaciones involucradas en la gestión de los residuos.

En esta  presentación se esboza primero  el desarrollo de la política mexicana de residuos tal y como es plasmada en documentos legislativos y regulaciones, para  luego  analizar la gestión de los mismos.   La clausura del único relleno sanitario de la Ciudad de México, en diciembre de 2011, y la consecuente reorganización de la disposición final de los residuos,  ha puesto en evidencia la coexistencia de esas diferentes concepciones de la gestión de los residuos y ha revelado que su gestión  solamente es posible a través de arreglos de gobernanza. El caso de la Ciudad de México es ilustrativo de cómo los problemas que enfrenta la implementación de la política de residuos están asociados al mismo diseño de la política.

JOSÉ LUIS LEZAMA
La  Ciudad de México enfrenta severos problemas ambientales. Destaca de manera relevante el de la contaminación del aire, aún cuando en términos reales, el agua y los suelos presentan también situaciones críticas. La calidad del aire ha mejorado en los últimos años, no obstante aún se violan los estándares  ambientales en ozono más de la mitad de los días del año. El problema del agua tiene que ver con su calidad, que en algunas jurisdicciones de la ciudad es de mala calidad, y sobre todo con la escasez provocada por el agotamiento de los mantos freáticos locales y de las fuentes de abastecimiento externo a la ciudad. Los suelos, por su parte, presentan severos problemas de contaminación y erosión; este último problema agrava el de la calidad del aire.

La respuesta gubernamental para resolver estos problemas ha sido lenta, desarticulada y con serios problemas institucionales, entre los que destacan la ausencia de una autoridad de carácter metropolitano que dé respuesta a problemas que trascienden el ámbito político administrativo y territorial de la ciudad de México y que incumben a autoridades de otras entidades federativas y al gobierno federal. En este mismo terreno de lo institucional, las autoridades ambientales no tienen en sus manos los recursos y los poderes constitucionales para imponer las leyes y normas ambientales existentes.

Cidade do México e São Paulo em contraste

Pesquisadores mexicanos e brasileiros apresentaram trabalhos para a analise comparativa das semelhanças e diferenças das duas metrópoles.

As semelhanças e as diferenças entre as duas maiores metrópoles da América Latina, a capital mexicana e a capital paulista, foram analisadas no seminário inaugural do Projeto Comparativo São Paulo–Cidade do México, realizado nos dias 20 e 21 de agosto no IEA.

No evento, coordenado por Camila D´Ottaviano, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Martha Schteingart, do Colegio de México (Colmex), pesquisadores mexicanos e brasileiros apresentaram os trabalhos que vêm desenvolvendo sobre as duas cidades em cinco eixos temáticos: segregação, habitação e serviços urbanos; violência e direitos humanos; pobreza e lutas sociais; governo e políticas públicas; e meio-ambiente.

Segundo D´Ottaviano, a maior contribuição do seminário foi mostrar que, embora os problemas e desafios enfrentados por São Paulo e pela Cidade do México sejam muito semelhantes, as metrópoles apresentam diferenças estruturais profundas, sobretudo do ponto de vista político, legislativo e administrativo.

Em entrevista à jornalista Flávia Dourado, a pesquisadora fez um balanço do encontro, sintetizou os principais temas tratados e falou sobre o futuro do projeto.

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Camila D'Ottaviano: 'A cidade é o objeto multi, pluri, interdisciplinar por excelência''

 

 

 

 

 

Pelo próprio perfil dos participantes, o evento foi bastante interdisciplinar...

Isso. A cidade é um objeto essencialmente interdisciplinar. Se você não reunir em uma mesa pessoas de várias formações, você não consegue tratar de todas as questões, da complexidade das cidades. Porque a cidade é o objeto multi, pluri, interdisciplinar por excelência.

Qual o principal resultado dessa primeira análise comparativa entre a Cidade do México e São Paulo?
Conseguimos identificar muitas semelhanças entre as cidades: as duas são muito grandes, compõem regiões metropolitanas enormes e sofrem graves problemas urbanos, como violência, insegurança, carências na educação, entre outros. Mas, ao mesmo tempo, apresentam diferenças muito fortes, principalmente na estrutura política e em questões legislativas e administrativas. Então, no encontro percebemos que é preciso entender e explicar muito bem que diferenças são essas; diferenças estruturais que são determinantes na geração dos problemas urbanos das duas cidades.

Que diferenças de ordem política, legislativa e administrativa são essas?

Uma diferença importantíssima é que São Paulo é capital de um estado e a Cidade do Máximo é um Distrito Federal, capital de um país. Já a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é formada pela capital e por uma série de outros municípios, cada um com suas particularidades e com certa autonomia conferida pela Constituição Federal de 1988. Mas todos, municípios e capital, são dependentes do governo estadual ou federal em alguns níveis. Então, a legislação urbanística, a regulação do uso do solo, o zoneamento, o plano diretor etc. são de competência municipal, enquanto normatizações mais amplas são de cunho federal, como a permissão ou não do aborto, por exemplo. No caso da Cidade do México, como se trata de um Distrito Federal, a autonomia é muito maior para algumas coisas e para outras não. Lá, eles podem definir sobre a questão do aborto, tanto que é uma prática legalizada na cidade. Essas diferenças todas têm um impacto enorme na regulação urbana. Por isso, constatamos que é preciso ter uma descrição inicial sobre como as duas regiões metropolitanas são estruturadas do ponto de vista político e administrativo para conseguir, de fato, analisar diferenças e semelhanças.

Sobre a questão de a Cidade do México poder legislar sobre o aborto, trata-se de uma autonomia exclusiva do Distrito Federal ou é algo comum a todos os municípios do país?

Pelo que entendemos, essa é uma questão sobre a qual os municípios podem legislar. E, do ponto de vista das políticas públicas, isso é uma coisa superinteressante. Como operacionalizar, no nível municipal, diferenças tão grandes em relação a uma legislação que não é referente ao uso do solo? Porque a nossa legislação é municipalizada em questões urbanas, do uso do solo. E o solo é do município, então é mais fácil. Mas, no caso da Cidade do México, se você quiser fazer um aborto, por exemplo, então basta se mudar para lá por um período?

Então os problemas são os mesmos, mas as soluções são diferentes?

Os problemas são iguais, mas a estrutura que os gerou e as formas como são geridos mudam. Por exemplo: eles também têm um grave problema com a violência, mas a estrutura organizacional da polícia é diferente. Aqui, a polícia militar é uma autarquia estadual, e lá é uma autarquia municipal. Então há uma diferença muito grande entre a segurança do distrito federal mexicano e a segurança dos municípios do entorno, da região metropolitana. Em São Paulo, até temos uma guarda municipal, mas o policiamento preventivo-repressivo é estadual. Isso é algo muito interessante, que eles vão tentar explorar num segundo momento do projeto, quer dizer, qual o impacto dessa estrutura organizacional da polícia nas questões de violência e segurança pública.

E isso dificulta criar políticas públicas unificadas...

Fica muito mais difícil. E essa é outra discussão que teremos de fazer num segundo momento: é interessante que o município tenha autonomia para uma série de coisas, mas em alguns assuntos as políticas públicas têm que ser centralizadas para não gerar tanta discrepância.

Muitos dos problemas de São Paulo derivam da profunda desigualdade social que há na cidade. O mesmo acontece na Cidade do México?

Sim. Um exemplo, que não chegou a ser especificado no encontro, é a questão da dualidade social. Eu e a professora Suzana Pasternak [da FAU-USP e também participante do encontro]desenvolvemos uma pesquisa sobre essa dualidade, de análise da segregação socioespacial na RMSP. Essa realidade que temos aqui, de grandes áreas excluídas dentro da RMSP e de grandes condomínios de luxo, também existe lá. A concentração de renda nas duas cidades é muito alta. Na Cidade do México o fenômeno das favelas também é forte. O nome é outro, não é exatamente como as nossas, mas também existe essa forma de ocupação, de habitações irregulares e precárias.

Então ocorre lá o mesmo modelo de periferização da pobreza que vemos aqui?

Sim, o mesmo modelo. Analisando os dados do censo da RMSP, é possível identificar claramente no mapa as regiões onde vivem as pessoas com maior escolaridade e renda e onde há maior oferta de infraestrutura, tanto de sistema viário, de transportes, quanto de teatros, parques, áreas de lazer. Essas regiões ficam na porção central, entre os rios Pinheiros e Tietê, e em direção aos condomínios em Barueri. Olhando para a planta de da Região Metropolitana da Cidade do México, observamos a mesma coisa. Há áreas com grande concentração de infraestrutura, serviços, lazer e de população com renda mais alta, e áreas onde se concentram habitações precárias e pessoas pobres, com menos escolaridade. É fácil identificar os eixos da pobreza e os eixos da riqueza nas duas cidades.

A periferização contribui para o surgimento e agravamento de outro problema: o da mobilidade urbana. Na Cidade do México, a questão do trânsito é tão grave quanto aqui? A rede metroviária deles é muito maior que a nossa...

É. Eles têm um problema crônico de trânsito e deslocamento, comum em cidades muito grandes e espalhadas, em que a população pobre mora longe do trabalho, na periferia, e tem que se deslocar muito para trabalhar. A rede de metrô deles é realmente maior, mas o fluxo de veículos é terrível. Apesar de nosso sistema de transporte público ser pior, nossa malha viária está mais consolidada que a deles, então o escoamento para carros é um pouco mais bem resolvido aqui. Por isso, na verdade, o problema do tráfego na Cidade do México é bem pior que o nosso.

O que o projeto fará de agora em diante?

A partir do que foi discutido no seminário, vamos produzir uma primeira publicação com artigos que serão produzidos por todos os pesquisadores que apresentaram trabalhos. A publicação vai ser financiada pelo Colmex. Nossa ideia é depois transformá-la um livro aqui no IEA. Tendo os artigos prontos, vamos conseguir ver o que falta e definir o próximo passo. Feito isso, vamos organizar um segundo encontro lá na Cidade do México para dar continuidade à pesquisa.

Apresentação SchteingartApresentação da urbanista mexicana Martha Schteingart no encerramento do encontro

 

 

 

 

 

 

Assista aos Vídeos:

 

Participantes da 1a. Fase

Araceli Damián González

Arturo Alvarado Mendoza

Edison Nunes

Eduardo Silveira Netto Nunes

Emmanuel Silva Nunes de Oliveira Junior

José Álvaro Moisés

José Luis Lezama de la Torre

José Luis Méndez Martínez

Lúcio Felix Frederico Kowarick

Maria Camila Loffredo D'Ottaviano

Martha Rosa Schteingart Garfunkel

Neli Aparecida de Mello-Théry

Sergio Franca Adorno de Abreu

Suzana Pasternak

Vicente Ugalde Saldaña

Outras informações sobre o Convênio IEA e Colégio do México

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