Pesquisadores

por Mauro Bellesa - publicado 03/03/2020 12:40 - última modificação 05/03/2020 12:59

Rede Austrália-Brasil de Pesquisa
e Prática em Cidades  Inteligentes

Alexander Paz

Alexander Paz - Perfil

Professor da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), Austrália,  tem experiência em: engenharia de transporte; planejamento de transporte; segurança de trânsito;  desenvolvimento de métodos, algoritmos e ferramentas de software para o gerenciamento de infraestrutura de rodovias; análise e avaliação de sistemas de transporte;  e implantação de sistemas inteligentes de transporte. Seu trabalho, incluindo data warehouses e aplicativos, foi adotado pela indústria em escala internacional. O conjunto de seus interesses inclui: aplicação de pesquisa operacional, modelagem de redes, métodos estatísticos e econométricos e informática integrada à modelagem, análise, operações, segurança e controle de transporte dinâmico em larga escala e sistemas de logística.

 

Ana Cristina Fachinelli

Ana Cristina Fachinelli - PerfilDoutora em ciências da comunicação e da informação pela Universidade de Poitiers, França, com pós-doutorado em inteligência estratégica pela Universidade de Deusto, Espanha. É professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Caxias do Sul, RS, membro do comitê executivo da Cúpula Mundial Anual de Cidades Inteligentes Annual Knowledge Cities World Summit) e do Conselho Consultivo Internacional do Instituto do Capital Mundial (World Capital Institute). Foi presidente da Comunidade Ibero-Americana de Sistemas de Conhecimento. Tem experiência de pesquisa nas área de gestão do conhecimento, inteligência competitiva  e  desenvolvimento baseado em conhecimento.

 

Arlindo Philippi Jr.

Arlindo Philippi Jr - PerfilProfessor titular do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-SP, na qual obteve os títulos de livre-docente em política e gestão ambiental e doutor e mestre em saúde pública. Realizou pesquisa de pós-doutorado em estudos urbanos e regionais no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, e participou do Programa Ano Sabático do IEA-USP. É engenheiro civil pela UFSC e sanitarista e de segurança do trabalho pela USP. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e prefeito do campus Capital da USP. Na Capes, foi membro do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior, membro do Conselho Superior, coordenador da Área Interdisciplinar e da Área de Ciências Ambientais, bem como diretor de Avaliação. Exerceu funções de direção na Cetesb, no Ibama e na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

Currículo Lattes | ResearchGate

 

Ashantha Goonetilleke

Ashantha Goonetilleke - Perfil

Professor da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), Austrália, onde foi diretor por cinco anos de Pesquisa em Infraestrutura da Faculdade de Engenharia e Ambiente Construído da QUT. Atuou durante dez anos como consultor em sustentabilidade da Brisbane Airport Corporation e lecionou sobre inovação em aeroportos, prestando consultoria ao aeroporto de Brisbane sobre uma série de iniciativas de sustentabilidade, desenvolvimento de políticas relacionadas e atividades de pesquisa e desenvolvimento. Suas áreas de especialização incluem: poluição e mitigação de águas pluviais, desenho urbano sensível à água, adaptação às mudanças climáticas, gerenciamento integrado de recursos hídricos e reciclagem de águas pluviais e águas residuais.

 

Cibele Lorenzi

Cibele Lorenzi - PerfilArquitetura formada pela UFSC com especialização em gestão urbana, habitacional e desenvolvimento social pela Faculdade Única, MG. É arquiteta e urbanista da Prefeitura de Florianópolis, com experiência nas áreas de habitação de interesse social, regularização fundiária e planejamento urbano. Coordenou o Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, que resutou no Plano de Ação Florianópolis Sustentável, e trabalhos como o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e o Projeto de Urbanização do Complexo Vila Aparecida. Também desenvolveu os projetos do Parque do Morro da Cruz e de outras áreas de lazer nas comunidades carentes.  Participou também do grupo de elaboração do Projeto Smart Floripa.

Currículo Lattes

 

Debora Sotto

Debora Sotto - PerfilPesquisadora de pós-doutorado do Programa USP Cidades Globais do IEA-USP e procuradora do Município de São Paulo. É doutora em direito urbanístico e mestre em direito do Estado e direito tributário pela PUC-SP, com mestrado profissional em direito internacional do meio ambiente pela Universidade de Limoges, França. É bacharel em direito pela FD-USP.

Currículo Lattes

 

Eduardo Moreira da Costa

Eduardo da Costa - Perfil

Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e do Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS), sediado na mesma universidade, onde também integra o Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo. É consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (Bird) e UNCTAD. É doutor em eletrônica pela Universidade de Southampton, Reino Unido, mestre em ciência da computação e engenheiro eletricista pela UFMG. Foi professor visitante da Universidade Harvard, diretor de Inovação da Finep, diretor do CNQq, pesquisador do CPqD da Telebrás e consultor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 

Jamile Sabatini Marques

Jamile Marques - PerfilPesquisadora de pós-doutorado do Programa USP Cidades Globais do IEA-USP e de Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no EGC-UFSC. É doutora pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, com doutorado sanduíche na Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália. Diretora de Inovação e Fomento da Associação Brasileira das Empresas de Software e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina. Participa do Laboratório Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (LabCHIS) da UFSC.

 

Kenan Degirmenci

Kenan Degirmenci - Perfil

Professor da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), Austrália. Suas pesquisa investigam como os sistemas de informação ajudam indivíduos e organizações a tomar decisões informadas e a se tornarem mais ambientalmente sustentáveis e como as organizações podem melhorar suas respostas às preocupações com a privacidade das informações dos consumidores. Atualmente, trabalha em projeto de uma rede de sensores sem fio que está sendo implementada para monitoramento ambiental em Northshore Hamilton, Brisbane, Austrália. Seus trabalhos anteriores incluem projeto de desenvolvendo de uma teoria de sistemas de informações verdes, na QUT, e o projeto Showcase Electric Mobility, na Universidade de Hannover, Alemanha, em cooperação com a Volkswagen.

 

Kevin C. Desouza

Kevin C. Desouza - Perfil

Professor da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália. É membro sênior não residente do Programa de Estudos de Governança da Brookings Institution, EUA, bolsista de pesquisa da Associação Internacional de Administração de Cidades e Condados e bolsista do Salzburgo Global Seminar, Áustria. Desouza assessorou inúmeras corporações internacionais, organizações não-governamentais e órgãos públicos sobre questões estratégicas de gerenciamento, desde o gerenciamento de sistemas de informação até o gerenciamento de conhecimento, programas de inovação, gerenciamento de crises e desenvolvimento de liderança.

 

Marcelo Batista Nery

Marcelo Nery - Perfil

Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e pesquisador colaborador do Programa USP Cidades Globais do IEA. É doutor em sociologia pela FFLCH-USP com doutorado sanduíche em planejamento municipal e regional na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, mestre em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e graduado em ciências sociais pela FFLCH-USP. Tem experiência nas áreas de geoinformação e sociologia, com ênfase em análise espacial, geoprocessamento, planejamento urbano, segurança pública, dinâmica criminal, homicídio e distribuição espacial urbana.

Currículo Lattes | ResearchGate

 

Marcus Foth

Marcus Foth - Perfil

Professor fundador do QUT Design Lab da Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália. É também professor honorário da Escola de Comunicação e Cultura da Universidade de Aarhus, Dinamarca. Seu trabalho transdisciplinar está na vanguarda internacional da pesquisa e desenvolvimento de interação homem-computador, com foco em cidades inteligentes, envolvimento da comunidade, arquitetura de mídia, estudos da Internet, computação onipresente e sustentabilidade. Fundou também o Urban Informatics Research Lab da QUT, pioneiro no estudo e prática sobre como a informática urbana examina pessoas criando, aplicando e utilizando tecnologia e dados de informação e comunicação nas cidades e ambientes urbanos. .

 

Rodolfo Fücher

Rodolfo Fücher - Perfil

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software e membro do conselho da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Atua há mais de 35 anos na área de tecnologia da informação (TI), sendo 27 deles na Microsoft. Liderou parcerias com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as quais impactaram mais de 20 milhões de jovens em 21 países latino americanos. Formado em TI pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), cursou especializações em diversas áreas em universidades americanas e na Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à FEA-USP.

 

Tan Yigitcanlar

Tan Yigitcanlar - Perfil

Diretor fundador da Rede Austrália-Brasil de Pesquisa e Prática em Cidades Inteligentes. É professor de estudos e planejamento urbano na Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), Austrália, e professor honorário da UFSC. Implantou por programas de pesquisa, ensino, treinamento e capacitação nas áreas de planejamento urbano em universidades da Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Finlândia, Japão e Turquia. Dentro do amplo campo de estudos e planejamento urbano, seus principais focos de pesquisa são: tecnologias inteligentes, comunidades, cidades e urbanismo; desenvolvimento baseado no conhecimento de cidades e distritos de inovação; e cidades, comunidades e ecossistemas urbanos sustentáveis e resilientes.

 

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese

Tatiana Tucunduva Cortese - PerfilPesquisadora de pós-doutorado no Programa USP Cidades Globais do IEA-USP, doutora em ciências e mestre em saúde pública pela FSP-USP, com especialização em direito ambiental pela FD-USP e pela FSP-USP. É professora do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e da Escola de Direito de São Paulo FGV. É autora dos livros "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" e "Mudanças Climáticas: Do Global ao Local". Pesquisa nas áreas de cidades inteligentes e sustentáveis, planejamento urbano e regional, direito ambiental, gestão da sustentabilidade e mudanças climáticas

Currículo Lattes