Você está aqui: Página Inicial / PESSOAS / Aloisio Pereira da Silva

Aloisio Pereira da Silva

por Larissa Barreto Cruz - publicado 28/07/2022 11:46 - última modificação 17/12/2022 11:13


PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS

Título do projeto: Desenvolvimento de diretrizes para integração de sistemas de redes de infraestrutura com base na norma ISO 37155-1: 2020.

Supervisor: Prof. Dr. Arlindo Philippi Júnior

Período: 03/2022 à 03/2024

Nos processos atuais de urbanização, o projeto urbano e a implantação de sua infraestrutura são executados de forma descoordenada e isolada, congestionando o espaço subterrâneo, afetando em perda de qualidade, segurança e aumento nos custos de construção e operação.

Para uma efetiva implementação de políticas integradas que contribuam para o crescimento sustentável das cidades, é essencial coordenar a ocupação do solo, por meio do seu desenho urbano e da implementação de sua infraestrutura com uma visão holística de todos os sistemas.

Este desenvolvimento sustentável, baseado nos pilares econômico, ambiental e social, aliado a questões de resiliência e de mudanças climáticas, forma a base para as chamadas “Cidades Inteligentes”. Assim, as cidades de hoje devem ser pensadas de forma a garantir sustentabilidade e repensar a infraestrutura para entender todo o seu ciclo de vida, que é fundamental para as questões ambientais, econômicas e de qualidade de vida de toda a população, utilizando principalmente os conceitos de normas internacionais.

A norma ISO 37155-1: 2020, aborda a importância de uma visão integrada e holística de todas as infraestruturas das cidades, todos os diversos agentes envolvidos e o ciclo de vida completo, que vai desde a concepção dos projetos até seu descomissionamento, apresentando uma estrutura guia conceitual para sua implementação.

O objetivo do presente projeto de pesquisa é ampliar a discussão sobre o tema de gestão integrada de infraestrutura e suas políticas públicas, bem como desenvolver um modelo técnico financeiro, com base nos requisitos apresentados na ISO 37155-1: 2020, onde espera-se a criação de um manual que dê suporte a implementação desta norma de maneira plena, com foco no planejamento estratégico e nas ações integradas entre os diversos entes, composto principalmente por governo, órgãos reguladores e de controle, concessionárias e incorporadores. com base principalmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Palavras-chaves: Infraestrutura, planejamento urbano, redes enterradas, cidades inteligentes, ODS.

INTERFACES COM AS ODS:

ODS - 6ODS - 9ODS - 11