Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A gestão da água diante das mudanças globais

A gestão da água diante das mudanças globais

por Flávia Dourado - publicado 01/08/2007 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:02

O tema será tratado por pesquisadores estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento no ciclo de conferências que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no IEA.

A Área de Ciências Ambientais do IEA e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP realizam nos dias 6, 7 e 8 de agosto o ciclo de conferências "Mudanças Globais e Gestão da Água", com a participação de três conferencistas estrangeiros: o sociólogo argentino José Esteban Castro, professor da Universidade de Newcastle (Reino Unido), o meteorologista são-tomense Adérito Santana, diretor Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé e Príncipe, e o economista alemão Georg Meran, da Universidade Técnica de Berlim.

Os eventos são abertos ao público e acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

LUTAS SOCIAIS

A primeira conferência do ciclo (dia 6, às 14h) será de José Esteban Castro, que falará sobre "Lutas Sociais pela Água na América Latina". Pedro Jacobi, do Procam e da Faculdade de Educação da USP, será o debatedor. O evento terá coordenação de Wagner Costa Ribeiro, presidente do Procam e professor do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.

castro.jpg
José Esteban Castro

Relacionado

Ciclo "Mudanças Globais e Gestão da Água"

Atualmente, Castro é professor visitante do Procam. É também diretor de pesquisa sobre água no Instituto de Pesquisa sobre o Meio Ambiente e a Sustentabilidade da Universidade de Newcastle e pesquisador do Centros de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford. Foi pesquisador da Escola de Geografia e Meio Ambiente da Universidade de Oxford, professor de Ecologia Política da Universidade de Londres e de estudos sobre desenvolvimento na Escola de Economia e Ciências Política de Londres.

Castro estudou sociologia e psicologia na Universidade de Buenos Aires, fez mestrado em ciências sociais na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), no México, e obteve o doutorado em ciência política pela Universidade de Oxford com uma tese na qual examinou a inter-relação entre a gestão da água e a formação da cidadania no México, numa perspectiva de longo prazo.

Atualmente coordena o Gobacit, uma rede internacional de pesquisas que conta com varios parceiros no Brasil, inclusive o Procam, e que desenvolve novos projetos de pesquisa e docência sobre a interface entre gestão da água, gestão dos serviços de água e saneamento e saúde pública.

PAÍSES INSULARES

"Os Impactos das Mudanças Climáticas nos Pequenos Países Insulares" é o tema da segunda conferência (dia 7, 14h), com Adérito Santana. Norma Valêncio, da UFSCar, será a debatedora, e Wagner Costa Ribeiro, o coordenador.

santana.jpg
Adérito Santana

Além de dirigir o Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé e Príncipe, Santana representa seu país na Organização Mundial de Meteorologia (WMO), no Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC) e na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC). É também o coordenador do Plano de Ação Nacional para o Projeto de Adaptação, implementado pelo Banco Mundial com apoio financeiro do GEF (Global Environmental Facility).

Santana é mestre em meteorologia pelo Instituto Hidrometeorológico de Odessa, ex-URSS. Realizou estudos na Universidade de Kichinev (ex-URSS), Centro de Treinamento Regional de Bet Dagan (Israel), Instituto Meteorológico de Portugal e em outras instituições de Portugal, Costa do Marfim e Nigéria.

meran.jpg
Georg Meran

SISTEMAS REGULATÓRIOS

Georg Meran fará a terceira conferência (dia 8, 10h). Seu tema será "Infraestructure Regulatory Systems in Europe". Helena Ribeiro, do Procam e da FSP/USP, atuará como debatedora. Sonia Maria Flores Gianesella, do Procam e do IO/USP, coordenará o evento.Meran leciona economia ambiental na Universidade Técnica de Berlim desde 1995. É também vice-presidente do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, na mesma cidade. Seus temas de pesquisa são economia industrial, regulação econômica e economia ambiental.

Ele estudou economia na Universidade de Munique e na de Konstanz. Obteve o doutorado e a habilitação pós-doutorado na Universidade Livre de Berlin.

Fotos (a partir do alto): Universidade de Newcastle upon Tyne,
arquivo Adérito Santana e Universidade Técnica de Berlim