Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário internacional reunirá diferentes linhas de pesquisa sobre comportamento animal

por Mauro Bellesa - publicado 08/06/2015 12:20 - última modificação 28/08/2015 15:25

O seminário internacional "Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota?" será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Sala de Eventos do IEA. O objetivo é congregar pesquisadores com diferentes linhas de pesquisa sobre questões comuns de estudo do comportamento animal.

Macaco pensando - EsculturaPesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Brasil estarão no seminário Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota?, dos dias 15 a 17 de junho, na Sala de Eventos do IEA. O evento será em inglês (com tradução simultânea) e terá transmissão ao vivo pela internet.

Relacionado

Fronteiras e Convergências entre Neurociências e Comportamento: Desafios Metodológicos e Teóricos na Geração de Conhecimento, seminário realizado em 11 de abril de 2014

O objetivo do encontro é reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Será também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A coordenação do seminário é do psicólogo e etólogo Jerry Hogan, professor visitante do IEA e professor emérito da University of Toronto, Canadá, e do também psicólogo Altay Lino de Souza, pesquisador da Unifesp.

Nos dias 15 e 16, haverá duas exposições durante a manhã, das 10 às 12h, e uma à tarde, seguida de discussão, das 14 às 16h. No dia 17, haverá duas exposições seguidas de discussão (das 10 às 13h).

15 de junho
10h - Johann Bolhius (Universidade de Utrecht, Holanda): Twitter evolution: Birdsong, speech, and language
11h - Björn Brembs (Universidade de Regensburg, Alemanha)
14h - Nicolas Chaline (Instituto de Psicologia da USP)
15h - Discussão
16 de junho
10h - Patricia Izar (Instituto de Psicologia da USP): Navigation and spatial representation in tufted capuchin monkeys
11h - David Sherry (University of Western Ontário, Canadá): Sex Differences in Spatial Cognition in Brood-Parasitic Cowbirds: A Case Study in Neuroecology
14h - Brian Wiltgen (University of California, Davis, EUA) (por videoconferência)
15h - Discussão
17 de junho

9h - Paul Frankland (University of Toronto, Canadá): Hippocampal neurogenesis, forgetting and infantile amnesia
10h - Eduardo Santos (Instituto de Biociências da USP): Conflict and cooperation over sex: the consequences of social and genetic polyandry for reproductive success in dunnocks
11h - Discussão

Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota?
15 a 17 de junho
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento em inglês (com tradução simultânea), gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br