|
Graduado em Ciências Biológicas, desenvolveu trabalhos interdisciplinares durante 12 anos na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), tendo como área de atuação a ecologia de água doce. Depois de cursar o mestrado em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG) passou a usar a sua experiência de integração de conhecimentos em atividades educacionais. No doutorado aprofundou-se na investigação de aspectos históricos e epistemológicos de um desenvolvimento humano e social sustentável por meio de uma abordagem complexa em que se destacam os trabalhos de Ludwik Fleck e Humberto Maturana. Foi professor de todas as séries do ensino básico, bem como professor de graduação de Ciências Biológicas e pós graduação na área de meio ambiente na PUC Minas. Coordenou o projeto interdisciplinar de extensão TEIAS PUC Minas. Desenvolveu trabalhos como professor Associado da Fundação Dom Cabral. Durante o percurso na Educação vem estudando e aplicando conceitos do pensamento sistêmico em diferentes projetos que apresentam importantes resultados. Durante seis anos (2002/2008) coordenou um projeto social do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa/Pitágoras (Escola de Ensino Médio para alunos oriundos de Escolas Públicas no Vale do Paraíba), case de referência em Educação que, em 2008, foi a escola colocada em 1º lugar no ENEM do Estado de São Paulo. Coordenou o curso de pré-Engenharia - parceria (Empresa Americana CORD e Instituto Embraer de Educação e Pesquisa), idealizou e desenvolveu um curso de sistemas vivos (Pró-Bio) para estudantes de ensino médio em parceria com a equipe do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (SP) como consultoria para o Instituto Embraer (todo o trabalho permeado por atividades transdisciplinares). Ainda na área de Educação, desde 2005 escreve a coleção de livros didáticos de Ciências da Kroton, escreveu o material pedagógico do programa Mensageiros da Água da France Libertés Brasil, instituição da qual foi vice-presidente. No ano de 2017 idealizou e faz a coordenação técnica do Museu das Águas em Lambari-MG, junto ao Instituto Cultural Flavio Gutierrez. Desde 2012 é gestor de aprendizagem e docente em diversos cursos de Pós Graduação na parceira Ministério da Saúde Hospital Sírio Libanês - SP pra a formação de profissionais do SUS por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Hoje desenvolve trabalhos de formação sistêmica de profissionais de diferentes áreas, entre elas a saúde, educação, logística e o agro. Idealizou e coordenou o 1 Congresso Brasileiro Online de Metodologias Ativas com a adesão de mais de 50 expressivos nomes de profissionais envolvidos com o tema no Brasil e com a adesão de centenas de inscritos. Coordena o HUB de Metodologias Ativas de Aprendizagem metodologiasativasonline.com.br . Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido a partir dos sistemas complexos e teoria de Redes. Nessa concepção a autonomia, diversidade e cooperação, além dos conceitos de autopoiese e estilo de pensamento se entrelaçam como inspiradores de novas relações entre os humanos e de nós com os demais componentes da biosfera. |