Carlos Roberto Jamil Cury
Membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, Carlos Roberto Jamil Cury possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Conclui pós-doutorado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP (1994). Concluiu estudos pós-doutorais junto à Université de Paris (René Descartes, 1995) e na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França (1998-1999). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011). É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual é professor emérito. Na UFMG atuou também como pró-reitor adjunto de pesquisa. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi Presidente por duas vezes. Foi Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2003) e, nesta mesma entidade, membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (2009-2011). É, atualmente, membro do Conselho Superior da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira para Ciência (SBPC) e é membro atual do seu Conselho Nacional. Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É Bolsista de Produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Eventos:
- Sistema Nacional de Educação: um Desafio para o Federalismo Cooperativo,14 de março de 2024
- EJA como Segunda Chance de Escolaridade e Educação Profissional (V Colóquio), 21 de novembro de 2022
- 100 Anos de Darcy Ribeiro, 07 de março de 2022
- Qualidade da Educação: Conceito e Representações - 1ª Mesa-Redonda do Ciclo "A Qualidade da Educação Básica", 26 de abril de 2007