Debora Sotto
Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Pós-Doutorado pelo Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2017-2018), com foco em planejamento urbano, desenvolvimento urbano sustentável e ação climática local. Pós-Doutorado em andamento no Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Arlindo Philippi Jr., com foco em resiliência urbana e desenvolvimento urbano sustentável. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Mestre em Direito do Estado - Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges (2011). Procuradora do Município de São Paulo (desde 2003), atuando nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, meio ambiente e habitação.
PROJETO DE PESQUISA NO IEA-USP PROGRAMA CIDADES GLOBAIS
Título do Projeto: Planejamento Urbano e Resiliência no Brasil: técnicas, estratégias, instrumentos e indicadores para cidades resilientes e sustentáveis
Supervisor: Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr.
Período: 11/03/2019 a 10/09/2021
Considerando que o Brasil, a exemplo do restante do planeta, é cada vez mais um país essencialmente urbano, a preparação das cidades brasileiras para o enfrentamento de choques e estresses, por meio da incorporação de estratégias de resiliência no planejamento e gestão urbanos, é providência indispensável para a promoção da sustentabilidade urbano-ambiental e para atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa de pós-doutorado objetiva propor um modelo de planejamento e gestão urbana resiliente para as cidades brasileiras, alinhado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e passível de monitoramento por um conjunto de indicadores focados em resiliência urbana. Para tanto, pretende-se desenvolver um estudo de caso múltiplo, abrangendo dez cidades brasileiras, selecionadas à razão de uma cidade grande e uma cidade média por região brasileira, com a realização de pesquisa bibliográfica, para levantamento da literatura relevante existente nas diferentes disciplinas de interesse; pesquisa documental, para levantamento de dados junto aos repositórios oficiais de informação de caráter nacional, regional e local, bases de dados digitais e portais de transparência e eventualmente a condução de entrevistas, procedendo-se à análise qualitativa dos achados utilizando o software NVivo.
Espera-se que a pesquisa possa resultar, como principais contribuições científicas, em uma compilação do estado da arte do conhecimento científico sobre a resiliência urbana no Brasil e na propositura de alternativas viáveis para o enfrentamento de fatores de estresse e choque pelas cidades brasileiras de maneira durável, eficiente e sustentável. Como contribuições sociais, espera-se que a pesquisa possa auxiliar a capacitação de gestores e técnicos municipais para a promoção de ações de resiliência urbana em âmbito local e o aperfeiçoamento da governança urbana no campo da resiliência.
Palavras-chave: Desenvolvimento urbano sustentável; Gestão urbana – objetivos de desenvolvimento sustentável; Planejamento urbano; Resiliência urbana
Interfaces com as ODS:
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA DE PESQUISA
Sotto, D. A promoção da resiliência urbana nas cidades brasileiras: desafios e perspectivas (Urban Resilience promotion in Brazilian cities: challenges and perspectives). in Vieira, B. (org.). Instrumentos urbanísticos e sua (in)efetividade. Totus. Capítulo de livro, no prelo.
Sotto, D.; Philippi Jr, A. A gestão da drenagem urbana nos Planos Diretores de dez cidades brasileiras: avanços e desafios. (Urban drainage management in the Master Plans of ten Brazilian Cities: advances and challenges. Capítulo de livro, preparado para integrar publicação do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (PRO ASaS), em revisão.
Sotto, D. Inovação em Adaptação e Mitigação Climática para Cidades Inteligentes e Resilientes (Innovation in Climate Adaptation and Mitigation for Intelligent and Resilient Cities). in Pires, L. (Org.) Cidades inteligentes, humanas e sustentáveis. II Encontro Internacional de direito Administrativo Contemporâneo e os Desafios da Sustentabilidade. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2020. p. 227 a 234.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES NO IEA
Cortese, T.T.P., Sotto, D., Hernández Arriagada, C., Nery, M. & Lopes, R. Desigualdade de gênero na pandemia: ODS 5 no cenário pós-COVID (Gender inequality in the pandemic: SDG5 in the post-COVID scenery). Submetido em dezembro de 2020 e aguardando avaliação pela Revista REURB – Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.
Hernandez Arriagada, C.; Sotto, D.; Cortese, T.T.P. Vulnerabilidad al Coronavírus (COVID-19) en la ciudad de Sao Paulo. Aplicación metodológica de estrategias proyectuales para la contención epidémica. Submetido em julho de 2020 à Revista de Geografia Norte Grande (Chile), aguardando avaliação.
Sotto, D. et al. Sustentabilidade Urbana: dimensões conceituais e instrumentos legais de implementação. (Urban sustainability: conceptual dimensions and legal implementation tools). Revista de Estudos Avançados. IEA USP. v. 33, p. 61-80, 2019.
Eventos:
- UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, 17 de fevereiro de 2022
- UrbanSus: Governança, Planejamento Municipal e Coprodução Cidadã, 24 de novembro de 2021
- Urbansus - A cidade como Plataforma Política, de Inovação e de Desenvolvimento Sustentável, 23 de setembro de 2021
- Governança Climática na Experiência Brasileira: Avanços e Desafios, 24 de maio de 2021
- Urbansus - Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030, 16 e 17 de março de 2021
- UrbanSus - Pesquisas/Investigaciones Latino Americanas: Inquietações em Equador, Colômbia e México, 1 de dezembro de 2020
- Cidades e Clima: Planos de Ação e Medidas de Adaptação Climática, 26 de novembro de 2020
- O Desenvolvimento Portuário Latino-Americano: Casos dos Portos Chilenos, 17 e 18 de novembro de 2020
- UrbanSus - Gestão e Planejamento de Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais, 22 de outubro de 2020
- UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras no contexto pós-COVID-19, 27 de outubro de 2020
- UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Guia para Cidades Sustentáveis Contribuições do Centro de Síntese USP Cidades Globais IEA Eleições 2020, 19 de outubro de 2020
- UrbanSus ONU: Desigualdades e Interseccionalidades de Gênero nas Cidades Durante a Pandemia, 08 de outubro de 2020
- Ciclo UrbanSus - 10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Evolução, Cenários e Perspectivas da Política, Gestão e Gerenciamento (WEBINÁRIO), 30 de Junho de 2020
- Encontro Acadêmico: Impactos nas Ciências Ambientais na Agenda 2030, 24 e 25 de Junho de 2020
- Urbansus ONU: Inovação e Tecnologis Digital nas Cidades Brasileiras, 10 de outubro de 2019
- Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas, 07 de agosto de 2019.
- Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental, 23 de maio de 2019.
- Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade, 22 e 23 de abril de 2019.
- Ciclo Urbansus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade na Cidade, 12 e 13 de junho de 2018.
Links relacionados
http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/rede-australia-brasil